VIDA E OBRA DE BOB DYLAN SÃO TEMA DE CURSO NO INSTITUTO LING

Publicado em Janeiro 15, 2020
Autor / Fonte: JÉSSICA BARCELLOS


VIDA E OBRA DE BOB DYLAN SÃO TEMA DE CURSO NO INSTITUTO LING

Crédito da Foto (Bob Dylan com Joan Baez na Marcha pelo Trabalho e Liberdade em Washington, em 1963): Rowland Scherman - U.S. National Archives and Records Administration

A vida e a obra de Bob Dylan são o tema do curso de verão ministrado pelo jornalista Paulo Moreira no Instituto Ling. Em encontros nos dias 21 e 22 de janeiro, às 19h, a atividade apresentará fatos que marcaram gerações e que levaram o artista a conquistar todos os prêmios mais importantes – incluindo Grammy, Globo de Ouro, Pulitzer, Oscar e Nobel.
 
Compartilhando histórias, curiosidades e discotecando uma seleção especial de grandes clássicos de Dylan, o pesquisador e radialista analisa o ícone conhecido pelo seu estilo reservado, enigmático, culto e cool, falando da infância à conversão ao cristianismo feita pelo artista em 1979, passando também pelos principais fatos da vida do cantor nos anos 80 e 90, e chegando também aos dias de hoje. As inscrições para a atividade custam R$ 176 e podem ser feitas no site www.institutoling.org ou na recepção do centro cultural.
 
Robert Allen Zimmerman, mais conhecido como Bob Dylan, iniciou a carreira na década de 1960, usando seu talento como forma de ativismo social, compondo, tocando e cantando canções que tratavam de segregação racial, direitos civis e a controversa Guerra do Vietnã. Ainda que avesso aos rótulos, Dylan criou uma imagem que seguirá gravada nas mentes de seus fãs e admiradores. Com 78 anos de idade e mais de 50 de carreira, o músico é responsável por composições importantes e que seguem entre as mais tocadas nas rádios, como Blowin’ the WindMr. Tambourine Man e I Want You.
 
O jornalista Paulo Moreira tem 38 anos de carreira, na sua maioria dedicados à produção, redação e radiodifusão de conteúdos musicais. Atuou na Rádio 102 FM, de 1994 a 1996, produzindo o programa Jam Session, apresentado por Ruy Carlos Ostermann. De 1997 a 1999, exerceu crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo. Realizou cursos sobre História do Jazz e do Rock durante quatro anos dentro da programação do StudioClio. Produziu e apresentou o programa Sessão Jazz na rádio FM Cultura por quase 20 anos. Atualmente, apresenta o mesmo programa na rádio online salvesintonia.com, mostrando o jazz de todos os tempos e as manifestações instrumentais dos artistas gaúchos, brasileiros e internacionais. O programa vai ao ar de segunda a sexta, das 20h às 22h, e tem reprises nos mesmos dias, das 7h às 9h.
 
 
SERVIÇO – CURSO – MÚSICA
Curso Bob Dylan – Like a rolling stone
Com Paulo Moreira
Dias 21 e 22 de janeiro, terça e quarta, das 19h às 21h30
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

 
Agenda dos encontros
Dia 21 - Da infância à conversão ao cristianismo em 1979
Dia 22 - Do cristianismo do começo dos anos 80, aos problemas nos 80 e 90 fechando com os dias de hoje
 
Inscrições
R$ 176,00
 
Pontos de venda
Online: www.institutoling.org.br/agenda-cultural
Instituto Ling: de segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.
 
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br
 
Estacionamento: O Instituto Ling possui estacionamento pago, com 40 vagas, e bicicletário gratuito em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
 
Transporte coletivo: O transporte coletivo de Porto Alegre conecta o centro cultural a diversas regiões da cidade de Porto Alegre. As linhas de ônibus mais próximas são: T2, T2A, T11, T11A, T12, T12A, T13, 344.2, 432, 671 e a lotação João Abbot.
 
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 05 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.
 
Ação educativa: o Instituto Ling conta com uma equipe de monitoria dedicada a realizar Ações Educativas para escolas ou grupos. As ações acontecem através de visitas guiadas e oficinas especialmente desenvolvidas a partir dos temas relacionados ao acervo e à exposição em cartaz. Também é possível realizar visitas técnicas, com foco no projeto arquitetônico e paisagístico do centro cultural. Para agendar uma visita, escreva para o e-mail educativo@institutoling.org.br ou ligue para (51) 3533-5700. Às instituições públicas ou filantrópicas, o centro cultural também oferece transporte gratuito, de acordo com a disponibilidade de agenda.
 
Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura. O Instituto Ling atua em três segmentos: educação, cultura e saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. A abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.
 
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.


Mais Fotos