TALITA HOFFMANN FAZ INTERVENÇÃO ARTÍSTICA EM PAREDE DO INSTITUTO LING, DE HOJE (21) A SEXTA-FEIRA (25)

Publicado em Novembro 22, 2022
Autor / Fonte: JÉSSICA BARCELLOS COMUNICAÇÃO


TALITA HOFFMANN FAZ INTERVENÇÃO ARTÍSTICA EM PAREDE DO INSTITUTO LING, DE HOJE (21) A SEXTA-FEIRA (25)

Crédito da foto: Flavio Samelo

O Instituto Ling recebe a artista visual porto-alegrense Talita Hoffmann para uma intervenção artística ao vivo em uma das paredes do centro cultural. De 21 a 25 de novembro o público poderá acompanhar de perto a criação da obra, observando todos os movimentos da artista. A entrada é franca e faz parte do projeto Ling Apresenta, que este ano contou com a curadoria da jornalista, pesquisadora e curadora independente Luísa Kiefer.

O público também está convidado a participar ativamente do processo criativo da artista, enviando até  o dia 24 de novembro seus registros fotográficos feitos no centro cultural para o e-mail fotoslingtalita@gmail.comO banco de imagens servirá como referência e inspiração para a realização da pintura, conduzindo a artista em uma composição a partir da sobreposição de diferentes fotografias de um mesmo espaço.

Após a finalização do trabalho, Hoffmann comentará a experiência e o resultado em bate-papo com a curadora e o público no sábado, dia 26, às 11h. A conversa poderá ser acompanhada mediante inscrição prévia, sem custo, no site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural. A parede-obra ficará exposta até o dia 28 de janeiro de 2023, com visitação gratuita.

O projeto estreou em abril e já recebeu as obras temporárias dos artistas visuais Bruno Tamboreno, Fernanda Gassen e Gustavo Assarian. A realização é do Instituto Ling e Ministério do Turismo, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.

Sobre a artista:

Talita Hoffmann é formada em Design Gráfico e Artes Visuais. Desde 2008 trabalha como ilustradora e designer para diversos veículos, dentro dos universos da música, artes e literatura. Em seu trabalho, explora a relação entre paisagem, desenhos arquitetônicos e design gráfico através da pintura e do desenho. Por meio da cor, busca uma relação com o nostálgico, o familiar e o estranho. Em procedimentos próximos à colagem e à serigrafia, trabalha a sobreposição de espaços e embaralhamentos entre planos, estabelecendo contatos com a pintura naif, iconografias do cinema, teatro, música e a arte popular. Dentre suas principais exposições, destacam-se: Fumetto International Comix Festival (coletiva, Lucerna, Suíça, 2018), Areia Movediça (individual, Galeria Lume, SP, 2015), Cidade do Interior (individual, Galeria Logo, SP, 2013) e Transfer (coletiva, Pavilhão das Culturas Brasileiras, SP, 2010). Atualmente vive e trabalha em São Paulo.

Sobre a curadora:

Luísa Kiefer é jornalista, pesquisadora e curadora independente. É doutora em História, Teoria e Crítica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS. Em 2017, foi pesquisadora visitante no departamento de fotografia do Centre for Research and Education in Art and Media (CREAM) da University of Westminster, Londres, Inglaterra. É Mestre em História, Teoria e Crítica de Arte pelo mesmo programa e jornalista formada pela PUCRS. Nos últimos anos, realizou a curadoria de exposições, individuais e coletivas, em diferentes espaços como Fundação Ecarta, Goethe-Institut Porto Alegre, Instituto Ling, Espaço Cultural ESPM-Sul e Fundação Vera Chaves Barcellos. Desde 2018, coordena, junto com Eduardo Veras, o projeto de catalogação da obra da artista plástica Gisela Waetge. Em 2019, foi curadora geral do Linha, espaço independente de artes visuais, em Porto Alegre. Em 2021, recebeu o XIV Prêmio Açorianos de Artes Plásticas na categoria Jovem Curadora/Aliança Francesa.

 

SERVIÇO - PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL - ARTES VISUAIS

Ling Apresenta: Talita Hoffmann, com intervenção artística inédita

De 21 a 25 de novembro, segunda a sexta-feira, das 10h30 às 20h

Após ser finalizada, a intervenção ficará exposta até o dia 28  de janeiro de 2023

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Entrada franca

Conversa com a artista Talita Hoffmann e a curadora Luísa Kiefer
Dia 26 de novembro, sábado, às 11h
No Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Gratuito, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural

 

Informações úteis

institutoling.org.br

www.facebook.com/InstitutoLing

www.instagram.com/Instituto.Ling

twitter.com/@InstitutoLing

www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural

Fone: 51 3533-5700

 

Email: instituto.ling@institutoling.org.br

 

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.

Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.

Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

 

Sobre o Instituto Ling

Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.


Mais Fotos