SERGIUS GONZAGA MINISTRA AULA ABERTA SOBRE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE NO INSTITUTO LING

Publicado em Setembro 12, 2023
Autor / Fonte: JÉSSICA BARCELLOS COMUNICAÇÃO


SERGIUS GONZAGA MINISTRA AULA ABERTA SOBRE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE NO INSTITUTO LING

O professor de literatura Sergius Gonzaga estará no Instituto Ling neste sábado, dia 16 de setembro, ministrando uma aula aberta sobre a poesia de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987). O encontro, marcado para as 16h, contará com leituras e análises de poemas selecionados do autor mineiro, abrangendo desde a introspecção lírica até a crítica social perspicaz das suas produções. Para participar, basta retirar uma senha gratuitamente, na recepção do centro cultural, a partir de 15 minutos antes do início da atividade.

O evento faz parte do programa de formação para professores da rede pública que o Instituto Ling está realizando desde o começo deste ano. Para esta aula especial, as vagas são abertas ao público em geral, mas alunos já inscritos no curso Literatura Mundial na Sala de Aula têm prioridade de acesso.

Drummond se consagrou, entre outros motivos, pelo trabalho marcado pela liberdade formal, o olhar apurado, o senso de humor e a linguagem acessível. Com um percurso literário que durou cerca de 60 anos, sua carreira sustenta a publicação de mais de 30 obras no Brasil, entre antologias poéticas, livros de prosa e infantis. Recebeu diversos prêmios por seu trabalho e foi um dos únicos escritores brasileiros que conseguiu viver da própria literatura.

Doutor em Letras, Sergius Gonzaga é professor de Literatura Brasileira na UFRGS. Foi um dos fundadores do curso Unificado e do colégio Leonardo Da Vinci, além de ter atuado como diretor da Editora da UFRGS (1986-1994), diretor do Instituto Estadual do Livro (2003-2004) e secretário de Cultura de Porto Alegre (2005-2012). Atualmente, é responsável pelo projeto Universidade Aberta e pela área de Literatura da Secretaria Municipal de Cultura.

 

Sobre a formação de professores do Instituto Ling
Para estimular abordagens que enriqueçam a experiência em sala de aula, o Instituto Ling vem oferecendo uma série de atividades desde abril deste ano. No primeiro semestre, professores da rede pública puderam participar dos cursos de Literatura BrasileiraHistória da Arte e Música. Além das ações voltadas para os professores, o projeto ofereceu atividades formativas para alunos da rede pública de ensino. Foram realizadas uma oficina de escrita criativa para matriculados do segundo ano do Colégio Militar, com o objetivo de apoiar os estudantes no processo de preparação para a prova de redação do vestibular; e aulas-show do projeto MPB nas Escolas, que apresentaram a história da música popular brasileira para crianças e jovens da Aldeia da Fraternidade e da ACBERGS - Associação das Creches Beneficentes do Rio Grande do Sul.

 No segundo semestre, foram lançados outros dois cursos: o Literatura Mundial na Sala de Aula, que faz um resgate da produção literária de diferentes países a partir de obras de autores clássicos e contemporâneos; e o Cultura Tech, criado para entender como a cultura, a arte e as inovações tecnológicas chegam aos espaços de ensino e como o reconhecimento das transformações sociais pode servir como ponte entre alunos e professores. As aulas acontecem até novembro, e os interessados em acompanhá-las podem participar como alunos ouvintes, mediante disponibilidade de vagas, escrevendo para o e-mail instituto.ling@institutoling.org.br.

 

 As atividades são uma realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens.

SERVIÇO
Poesia Brasileira: Carlos Drummond de Andrade, com Sergius Gonzaga
Dia 16 de setembro, sábado, às 16h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Gratuito, mediante retirada de senhas, a partir de 15 minutos antes do começo da atividade

As vagas são abertas ao público em geral, mas alunos já inscritos no curso Literatura Mundial na Sala de Aula têm prioridade de acesso

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

 

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. 

Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética. Desde então, o espaço já sediou mais de mil atividades culturais nas áreas de artes visuais, música, artes cênicas e humanidades, recebendo mais de 200 mil visitantes, além de promover cursos e encontros em áreas como literatura, cinema, moda, filosofia e arquitetura, ministrados por renomados professores e especialistas.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.


Mais Fotos