SERGIUS GONZAGA ANALISA PRODUÇÃO DO GÊNIO LITERÁRIO MARIO VARGAS LLOSA NO INSTITUTO LING

Publicado em Janeiro 15, 2023
Autor / Fonte: JÉSSICA BARCELLOS COMUNICAÇÃO


SERGIUS GONZAGA ANALISA PRODUÇÃO DO GÊNIO LITERÁRIO MARIO VARGAS LLOSA NO INSTITUTO LING

Crédito da foto: Greg Saliban/ Fronteiras do Pensamento

A partir de três obras distintas de Mario Vargas Llosa, o professor Sergius Gonzaga conduzirá um amplo painel sobre a produção deste que é um dos maiores escritores da atualidade. A atividade estreia a programação de cursos de verão do Instituto Ling e acontece nos dias 17, 24 e 31 de janeiroterças-feiras, às 19h. As matrículas, com vagas limitadas, custam R$ 258 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440).

Ao longo de cada encontro será analisado um livro diferente do autor: A cidade e os cachorrosPantaleão e as visitadoras e O paraíso na outra esquina. O programa do curso Mario Vargas Llosa em três tempos propõe desta forma um passeio pelas diversas facetas do escritor e um deleite para seus leitores, tanto assíduos como iniciantes.

Entre a longa lista de premiações do escritor peruano, estão os prêmios Príncipe de Astúrias e Miguel de Cervantes. Destaque especial ao Nobel de Literatura que assim sacramentou o mérito literário, cultural e humanista de Mario Vargas Llosa: "por sua cartografia de estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre resistência, revolta e derrota individual". 

Professores da rede pública de ensino, das séries básica, fundamental e média, podem solicitar bolsas de estudos com 80% de desconto, através do e-mail instituto.ling@institutoling.org.br. Serão disponibilizadas até duas bolsas para a atividade, mediante ordem de requerimento.

 

Conheça o programa:

17/01 - Um romance de formação: A cidade e os cachorros (traduzido primeiramente como Batismo de fogo)

24/01 - A surpresa do humor: Pantaleão e as visitadoras

31/01 - A narrativa histórica: O paraíso na outra esquina

 

Sobre o professor:

Sergius Gonzaga é Doutor em Letras e professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi um dos fundadores do curso Unificado e do colégio Leonardo Da Vinci. Personalidade querida da cena cultural de Porto Alegre, foi diretor da Editora da UFRGS (1986-1994), diretor do Instituto Estadual do Livro (2003-2004), Secretário de Cultura de Porto Alegre (2005-2012). Atualmente é responsável pela Universidade Aberta e pela Coordenação do Livro da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Ministra palestras e cursos sobre Literatura Brasileira e Literatura Latino-Americana mundo afora.

 

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL – LITERATURA 

Curso Mario Vargas Llosa em três tempos, com Sergius Gonzaga

Dias 17, 24 e 31 de janeiro, terças-feiras, das 19h às 21h

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

 

Inscrições

R$ 258,00

 

Pontos de venda

Site: www.institutoling.org.br


Recepção do Instituto Ling: funcionamento de segunda a sábado, das 10h30 às 20h

 

Bolsa de estudos de 80% de desconto para professores da rede pública de ensino, das séries básica, fundamental e média: interessados devem solicitar através do e-mail instituto.ling@institutoling.org.br.

Serão disponibilizadas até duas bolsas para a atividade, mediante ordem de requerimento.

 

Classificação etária: Livre

 

Informações úteis

institutoling.org.br

www.facebook.com/InstitutoLing

www.instagram.com/Instituto.Ling

twitter.com/@InstitutoLing

www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural

Fone: 51 3533-5700

Email: instituto.ling@institutoling.org.br

 

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.

Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.

Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

 

Sobre o Instituto Ling

Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde.

Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética. Desde então, o espaço já sediou mais de mil atividades culturais nas áreas de artes visuais, música, artes cênicas e humanidades, recebendo mais de 200 mil visitantes, além de promover cursos e encontros em áreas como literatura, cinema, moda, filosofia e arquitetura, ministrados por renomados professores e especialistas.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.


Mais Fotos