PATA DE ELEFANTE NESTE SÁBADO (16) E JAZZ NO FIM DE OUTUBRO NA CASA DE CULTURA MARIO QUINTANA

Publicado em Outubro 12, 2021
Autor / Fonte: HOMERPRESS


PATA DE ELEFANTE NESTE SÁBADO (16) E JAZZ NO FIM DE OUTUBRO NA CASA DE CULTURA MARIO QUINTANA

Crédito da foto: Raul Krebs

Atrações fazem parte do Plano Anual de atividades 2021 da CCMQ, que segue até dezembro com música, teatro, dança e circo.

Pata de Elefante faz show no Jardim Lutzenberger dia 16 de outubro, às 19h

Notas certeiras, algumas em tom de improvisação, servirão como trilha sonora no prédio rosado que se impõe como tradicional espaço das artes no número 736 da Rua dos Andradas. Em duas noites de outubro, dentro do Plano Anual de atividades da Casa de Cultura Mario Quintana 2021 (CCMQ), artistas da nova safra do jazz e afins se apresentam no Jardim Lutzenberger e na Travessa dos Cataventos — espaços do complexo cultural. A proposta é oferecer som ao vivo de qualidade para que o público possa confraternizar com amigos e família, seguindo todos os protocolos de saúde. A programação musical tem a curadoria do Distrito Jazz, e, nesta fase, ocorre em 16 de outubro, com show da Pata de Elefante, e no dia 30, com performances de Ianaê Régia e Diego Ferreira & Nana Sakamoto Quarteto. A entrada é gratuita e haverá transmissão na web.

A agenda completa do Plano Anual de atividades da CCMQ seguirá até dezembro contemplando, no total, nove atividades ligadas à música e 10 de artes cênicas. As apresentações de teatro, dança e circo têm curadoria da Lucida Desenvolvimento Cultural. O cronograma prevê, ainda, visitas mediadas e contrapartidas sociais. Todas as atrações da terceira edição do Plano Anual CCMQ 2021 (a iniciativa começou em 2018, mas não pode ocorrer em 2020 em razão da pandemia) terão recursos de acessibilidade, como tradução em libras ou áudiodescrição.

O planejamento e gestão do projeto é da Cida Cultural, com patrocínio do Banrisul e da Renner. Realização: Ministério do Turismo, Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ), Casa de Cultura Mario Quintana, Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC/RS) e Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal.

 

Saiba mais sobre os shows deste mês:

Pata de Elefante — dia 16, 19h, no Jardim Lutzenberger:

A Pata de Elefante surgiu em 2002, em Porto Alegre. Diferentemente de seus conterrâneos que cantavam sobre amor e rock'n'roll, a banda quebrou o molde e levou o rock instrumental a um novo patamar ao apresentar o gênero a um público mais habituado a canções com vocais. Desde então, o grupo tornou-se referência entre as bandas instrumentais, tanto brasileiras quanto internacionais. Já são quatro álbuns e muitas conquistas — como um disco (Na Cidade, 2010) masterizado por Steve Rooke, mesmo engenheiro de áudio que trabalhou com os Beatles no Abbey Road Studios, em Londres. Em 2019, a Pata de Elefante passou a fazer parte da gravadora internacional Worldhaus Music. Com essa parceria, a banda se prepara para lançar seu quinto álbum em breve. Com mais de 15 anos de carreira, Gabriel Guedes e Daniel Mossmann — que se revezam tocando guitarra e baixo — estão prontos para ir além das fronteiras.

 

Ianaê Régia — dia 30, 19h, na Travessa dos Cataventos:

Ianaê é cantora de R&B alternativo e seu repertório segue três pilares: o político, o conceitual e o sensual. Usa pedal de looping e compõe melodias coloridas ao explorar sua personalidade e extensão vocal. Entre o orgânico e o eletrônico, tem como proposta despertar o groove interno do público. Em 2020, lançou o projeto Devir: Conexão Corpo-Cidade que englobou o lançamento de um clipe e uma temporada de podcast de caráter educativo sobre luta antirracista. Em maio de 2021, lançou seu single e clipe ‘Edredom’ e, em agosto, o single e clipe ‘Flerte’. Foi produtora artística no projeto Cores do Sul, sendo mentora de cada artista da coletânea, tomando frente na direção criativa e desenvolvimento de identidade, além de ter sido responsável pela preparação de elenco e direção cênica. Atualmente, integra o time do Circuito Orelhas, projeto contemplado pelo Natura Musical.

 

Diego Ferreira & Nana Sakamoto Quarteto (RS/NY) — dia 30, 20h, na Travessa dos Cataventos:

Diretamente de Nova York, Diego e Nana são acompanhados por Miguel Tejera no contrabaixo e Dani Vargas na bateria, em formato chordless. O grupo apresenta um repertório de standards lado B em releituras no estilo latin jazz e bossa nova.

A trombonista japonesa Nana Sakamoto é uma das grandes revelações do jazz nova-iorquino. Aos 25 anos de idade, já se apresentou com importantes músicos da atualidade: os trompetistas Freddie Hendrix e Terell Stafford e lendas como Louis Hayes (baterista de Cannonball Adderley), Rufus Reid, Steve Davis, John Lee (baixista de Dizzy Gillespie), Dave Kikoski, Kenny Washington, entre outros. Participando ativamente da cena musical de Nova York, Nana se apresenta regularmente com diversas big bands na cidade: Birdland Big Band, David Berger Big Band, Greg Ruvolo Big Band, Seth Weaver Big Band.

Diego Ferreira é mestre em Jazz Performance e em Composição Erudita pela New Jersey City University. Já tocou ao lado de músicos como Bibi Ferreira, Catherine Russell, Emilio Valdes, Julio “Chumbinho” Herrlein, Di Steffano e Peter Slavov. Entre os discos lançados, destacam-se suas participações em O Encontro, do baixista Ricardo Baumgarten; Arquitetônicos, do trompetista Marcos Santos e Angico, do baterista Graciliano Zambonin — gravado no Samurai Studios (Brooklyn, NY). Diego Ferreira atua na cena do jazz de Nova York, onde reside desde 2015.

 

Programação completa do Plano Anual de atividades da CCMQ:

Outubro:

Dia 16

9h —  Show musical com Pata de Elefante, no Jardim Lutzenberger.

 

Dia 30 

19h — Show musical com Ianaê Régia, na Travessa dos Cataventos.

20h — Show musical com Diego Ferreira & Nana Sakamoto Quarteto (RS/NY), na Travessa dos Cataventos.

 

Novembro

Dia 13

19h — Show musical Tons com Cachola, Ras Vicente e Ron Sax, no Jardim Lutzenberger.

 

Dia 27

12h e 18h — Intervenção circense de roda CYR, na Travessa dos Cataventos e no Jardim Lutzenberger.

12h30min e 17h30min — Número de força capilar, na Travessa dos Cataventos e no Jardim Lutzenberger.

13h30min e 18h30min — Equilíbrio e malabarismo com Stevan Fonseca, na Travessa dos Cataventos e no Jardim Lutzenberger.

12h e 17h — Equilíbrio e malabarismo com Cia. Atmosfera, na Travessa dos Cataventos e no Jardim Lutzenberger.

19h — Show musical com Leonardo Bittencourt, no Jardim Lutzenberger.

20h — Show musical com Kristal Werner, no Jardim Lutzenberger.

 

Dia 28

12h e 18h — Teatro de caixa com Rudinei Morales, na Travessa dos Cataventos e no Jardim Lutzenberger.

20h — Espetáculo de dança De Dentro com Sanam Coletivo de Arte, no Teatro Bruno Kiefer.

 

Dezembro:

Dia 4

19h — Show musical com Paola Kirst, no Jardim Lutzenberger.

 

Dia 11

18h — Teatro com o grupo Ritornelo apresentando a fábula O Auto da Miséria, na Travessa dos Cataventos.

19h — Show musical com Clarissa Ferreira, na Travessa dos Cataventos.

20h — Show musical Tum Toin Foin com Arthur de Faria, na Travessa dos

Cataventos.

20h — Espetáculo de dança Nuances com A Trupe Dosquatro, no Teatro Bruno Kiefer.

 

Dia 12

17h — Espetáculo de teatro Vó Mocinha com Roberto Corbo, no Jardim Lutzenberger.

20h — Espetáculo de dança contemporânea In Off - Avatares de dança em carne, osso e dígito com Daniel Aires , no Teatro Bruno Kiefer.


Mais Fotos