ORQUESTRA SOPROS EM CONCERTO - COLETIVA DE IMPRENSA DETALHA O NOVO PROJETO DA MUSICISTA ANA CAROLINA BUENO

Publicado em Junho 05, 2019
Autor / Fonte: OPINIÃO PRODUTORA


ORQUESTRA SOPROS EM CONCERTO - COLETIVA DE IMPRENSA DETALHA O NOVO PROJETO DA MUSICISTA ANA CAROLINA BUENO

Crédito das Fotos e Texto: GLAUCO MALTA

ORQUESTRA SOPROS EM CONCERTO - COLETIVA DE IMPRENSA DETALHA O NOVO PROJETO DA MUSICISTA ANA CAROLINA BUENO

Apesar de vivermos tempos dificeis para a arte e cultura em geral no Brasil e presenciarmos o fechamento de grandes orquestras pela escassez de investimentos na área, existem pessoas que fazem do seu amor a música e a arte seu objetivo de vida e realização profissional, porque viver de música no Brasil é uma batalha diária, e este projeto do qual falaremos a seguir fala justamente da união destas pessoas para tocar um Projeto que tem muito a acrescentar a música instrumental gaúcha e brasileira.

No dia de ontém (05/6) o Plaza São Rafael Hotel recebeu a coletiva de imprensa de lançamento do Projeto Orquestra SOPROS EM CONCERTO, que tem como mentora, idealizadora, entusiasta a musicista Ana Carolina Bueno que também é a responsável pela Direção Artística, contando com o percussionista André Luis Franco ficará responsável pela Direção Técnica.

Ana Carolina ressaltou que o projeto foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (antiga Lei Rouanet), através do PRONAC:185430, o projeto está pronto para capitar o incentivo de patrocinadores, e 100% do que a empresa doar poderá ser abatido do seu imposto de renda. Ana ressalta que não é fácil conseguir um patrocinador capitador nos dias atuais por ser um trabalho inicial, mas acredita que com a ajuda e empenho de todos os envolvidos e dos parceiros amigos com certeza o Projeto irá acontecer pois ele está muito bem estruturado e irá gerar cerca de 50 empregos diretos e indiretos.

O Projeto visa levar música de qualidade para um público menos favorecido que nunca teve a oportunidade de assistir um concerto de uma orquestra de perto, e também promover a inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva com um intérprete de Libras com lugares reservados próximos a apresentação.

A Orquestra contará com 24 músicos, sendo 21 instrumentos de sopros, 1 teclado e 1 de cordas, e haverá maestros convidados para cada edição do evento.

Outro ponto importante ressaltado, é o de levar a Orquestra SOPROS EM CONCERTO nas escolas, sendo três  encontros educativos musicais, onde as crianças poderão ter contato com os vários instrumentos da orquestra,  conhecer seus sons e ter um contato com os músicos; e por fim um quarto encontro onde a orquesta SOPROS  EM  CONCERTO se apresentará ao vivo dentro da escola.

Primeiramente participará a Escola Municipal de Educação Infantil Valneri Antunes que fica no bairro Ruben  Berta, cuja Diretora Ana Cristina Rodrigues Possamai esteve prestigiando a coletiva, ressaltou que a escola  atende crianças de 1 a 5 anos e 11 meses ficanndo na área de menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de  Porto Alegre, e a importância do Projeto está em chegar até estas crianças, propiciando pela primeira vez um contato com  um instrumentos musicais e diretamente com a música é uma oportunidade única que pode mudar  definitivamente  o futuro de uma criança para melhor.

O projeto nasce na contramão de uma realidade complicada para as artes no país, e por isso a sua importância se torna ainda maior, porque abrange não só o apoio a arte, a cultura, a música instrumental mas também engloba uma grande ferramente de inclusão social.

O “pontapé” inicial foi dado, e mostra a importância de acreditar e correr atrás de nossos sonhos,  Ana Carolina e os “Amigos da Orquestra SOPROS EM CONCERTO” estão dando um ótimo exemplo para que mais iniciativas como esta se proliferem  de norte a sul do país, arte e educação é a base de tudo.





Mais Fotos