ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA ABRE TEMPORADA 2023 COM CONCERTO GRATUITO NO LEOPOLDINA JUVENIL E ANUNCIA DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO ANUAL

Publicado em Março 17, 2023
Autor / Fonte: DONA FLOR COMUNICAÇÃO


ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA ABRE TEMPORADA 2023 COM CONCERTO GRATUITO NO LEOPOLDINA JUVENIL E ANUNCIA DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO ANUAL

Crédito da foto: Eduardo Seidl

No dia 2 de abril, a Orquestra de Câmara da Ulbra inicia mais uma temporada da série Domingo Clássico – que há 20 anos realiza um concerto gratuito por mês, sempre aos domingos, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280).

Para a apresentação de abertura da temporada 2023, o maestro Tiago Flores escolheu um repertório com serenatas de W. A. Mozart, Edward Elgar e P.Tchaikowsky. O concerto terá a participação de Jorge Matte, ao tímpano.

A primeira a ser executada é a Serenata em Ré Maior - KV 239 para Cordas e Tímpano, de Mozart. Depois, Serenata para cordas, Op. 20, de Elgar. E, para encerrar o programa, Serenata para cordas, Op. 48, de Tchaikowsky.

“Estamos extremamente contentes de iniciar mais uma temporada da série Domingo Clássico. Sabemos que manter uma Orquestra no Brasil não é algo simples, e é muito bom poder contar com a parceria do Juvenil ao longo dessas duas décadas e do nosso público fiel, que comparece e prestigia nossos concertos. Observamos que, além das pessoas que acompanham a Orquestra da Ulbra há anos, marcando presença sempre, há um movimento novo e diverso de gente que descobriu a Orquestra há pouco e que passou a frequentar nossos espetáculos. Perceber que a nossa plateia se mantém e, ao mesmo tempo, se renova e cresce a cada ano é maravilhoso”, comenta Tiago Flores.

 

TEMPORADA 2023 | ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA

Ao longo do ano, a Orquestra de Câmara da Ulbra realizará apresentações em três séries de concertos: Domingo ClássicoConcertos no Farol Santander Concertos Populares.

Pela série Domingo Clássico serão 9 concertos de abril a dezembro, sempre gratuitos na Associação Leopoldina Juvenil, com participação de solistas de renome nacional e internacional.

Já pela série Concertos Populares, a Orquestra apresentará shows já conhecidos pelo público, como Clássicos do Rock, em Santa Maria, além de espetáculos inéditos como Vivaldi Elétrico, com Frank Solari e Kiko Freitas no Theatro São Pedro; A Era dos Festivais e John, Paul George – After Beatles – ambos no Salão de Atos da Ufrgs, entre outras novidades.

A Orquestra também realizará concertos mensais no Farol Santander, de abril a dezembro, totalizando dez apresentações. Iniciando em abril com um concerto especial de Páscoa executando árias de “ O Messias” de Handel, ainda destacando o Réquiem de Mozart,  concerto com obras do período romântico e até repertório contemporâneo, com músicas de Lupicínio Rodrigues, Vinícius de Morais e Tropicália, entre outras.

 

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA |ABERTURA DA TEMPORADA 2023

DOMINGO CLÁSSICO – 20 ANOS

Data: Domingo (2/4)

Horário: 19h

Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)

Entrada Franca

 

PROGRAMA: SERENATAS

W. A. Mozart: Serenata em Ré Maior - KV 239, p/cordas e tímpano | Participação: Jorge Matte – tímpano

Edward Elgar: Serenata para cordas, op 20

P. Tchaikowsky: Serenata para cordas, op 48

 

REGÊNCIA: Tiago Flores

 

Este concerto foi viabilizado com financiamento do PRÓ-CULTURA, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Lei 13.490/2010


Mais Fotos