NOVO WORKSHOP, ANA MEDEIROS E HIROSHI NISHIYAMA LEVAM O BUTOH DE YOSHITO OHNO PARA O ESPAÇO LIVRE – ARTE CORPO MENTE

Publicado em Março 14, 2019
Autor / Fonte: MATHEUS PANNEBECKER


NOVO WORKSHOP, ANA MEDEIROS E HIROSHI NISHIYAMA LEVAM O BUTOH DE YOSHITO OHNO PARA O ESPAÇO LIVRE – ARTE CORPO MENTE

Crédito da Foto: Lucas Saccon


COM NOVO WORKSHOP, ANA MEDEIROS E HIROSHI NISHIYAMA

LEVAM O BUTOH DE YOSHITO OHNO PARA O ESPAÇO LIVRE – ARTE CORPO MENTE

COMANDADO PELA ATRIZ FERNANDA CARVALHO LEITE

 

Abrindo novos caminhos para o butoh em Porto Alegre, os bailarinos Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama agora chegam ao Espaço Livre – Arte Corpo Mente (Av. Cristóvão Colombo, 901 – Porto Alegre/RS) para ministrar um workshop dessa dança vanguardista japonesa criada nos 1950 por Kazuo Ohno e Tatsumi Hijikata. A atividade acontece pela primeira vez no espaço ministrado pela premiada atriz Fernanda Carvalho Leite durante os dias 15, 16 e 17 de março, antecedendo a viagem de Ana e Nishiyama ao Japão, onde a dupla realizará uma nova residência com Yoshito Ohno, atual mestre do butoh mundial e filho de Kazuo Ohno.

Desde 2015 se dedicando à prática e ao ensino da modalidade japonesa em Porto Alegre, Ana Medeiros já se apresentou em diversos espaços da capital gaúcha, tornando-se pioneira na divulgação do butoh no cenário cultural porto-alegrense. Agora, chegando ao Espaço Livre – Arte Corpo Mente com um workshop sobre os princípios da dança japonesa segundo Yoshito Ohno, a bailarina mais uma vez expande as fronteiras de seu trabalho, que também ganha visibilidade no MEME Santo de Casa Estação Cultural, onde Ana e Nishiyama oferecem aulas regulares.

Segundo os bailarinos, não existe, no butoh, o virtuosismo físico de grandes passos, nem a velocidade estonteante de um corpo a se mover no espaço. Ao contrário: nele, o virtuosismo se dá na metamorfose destes estados e nas transições internas que o dançarino experimenta transpondo seu corpo. “Quando vi uma apresentação de butoh pela primeira vez, percebi que era tudo o que eu estava procurando na vida, e tive a certeza de que não precisava de mais nada. Estar no Brasil compartilhando a minha vivência e o meu conhecimento sobre essa dança é muito gratificante”, comenta Nishiyama.

Para o workshop que será realizado no Espaço Livre, Ana traz todos os aprendizados que acumulou em suas residências com Yoshito Ohno. “A a entrega que sempre encontrei nas aulas de Yoshito é algo que vou buscar trabalhar nesse workshop. Butoh é sinônimo de vida, e eu a busco, com toda a sua complexidade, em todas as aulas que ministro, nada menos que isso. Novamente, quero encontrar alunos que desejam verdadeiramente dançar a essência do que eles são. Talvez sejam poucos e raros os pássaros que queiram mergulhar no butoh, mas são justamente eles que eu procuro”, antecipa a bailarina.

As inscrições para o workshop podem ser feitas através do e-mail medeirosana@mac.com e custam R$ 300. Mais informações sobre essas e outras atividades relacionadas ao butoh de Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama podem ser encontradas no blog www.anamedeiroscoreografia.blogspot.com.

 

SERVIÇO
Workshop de butoh com Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama
No Espaço Livre – Arte Corpo Mente (Av. Cristóvão Colombo, 901 – Porto Alegre/RS)
Dias 15, 16 e 17 de março (sexta-feira, das 18h30 às 21h30, e sábado e domingo, das 11h às 14h)
Investimento de R$ 300

Mais informações no blog www.anamedeiroscoreografia.blogspot.com.


Mais Fotos