MARCAS LEVAM DIFERENTES EXPERIÊNCIAS PARA O PÚBLICO APROVEITAR DURANTE O FESTIVAL TURÁ EM PORTO ALEGRE

Publicado em Novembro 17, 2023
Autor / Fonte: JÉSSICA BARCELLOS COMUNICAÇÃO


MARCAS LEVAM DIFERENTES EXPERIÊNCIAS PARA O PÚBLICO APROVEITAR DURANTE O FESTIVAL TURÁ EM PORTO ALEGRE

Crédito Imagem (Acessibilidade no Turá): Flashbang

Marcado para este sábado e domingo, dias 18 e 19 de novembro, no Anfiteatro Pôr do Sol, o festival Turá reunirá experiências que vão muito além da música e da gastronomia. Além dos shows de Caetano VelosoEmicidaBaco Exu do BluesFresno convida PittyAlceu Valença, Duda BeatMarina SenaPapas da LínguaFrancisco, el HombreJup do BairroBloco da Laje e Bloco Império da Lã, o evento receberá ativações de oito marcas parceiras da estreia do projeto em Porto Alegre.

Sempre em conexão com relevantes nomes da cultura brasileira, a Hering segue como apresentadora oficial do Turá e reforça o seu pilar da música. Como pano de fundo ao patrocínio, a marca apresenta "Numa Hering Cabe Tudo" e leva para o evento uma campanha que reforça o respeito às diferenças. O estande da Hering contará com diversas ativações. Quem passar pelo local poderá descansar entre um show e outro e ainda aproveitar as divertidas dinâmicas de brindes. A marca também estará no palco vestindo Emicida que irá trazer em sua voz o mantra “Numa Hering Cabe Tudo” e reforçar a mensagem de pluralidade. Por fim, a Hering irá neutralizar as emissões de carbono do evento. A estimativa é que 269 toneladas de emissões de gases de efeito estufa sejam compensadas.

O Banco do Brasil levará para o festival um mix de experiências interativas e exclusivas que fortalecem e destacam a pluralidade brasileira. Para reforçar a essência do festival, uma estação de maquiagens e profissionais especializados estarão prontos para elevar o estilo dos visitantes com looks coloridos e cheios de borogodó. A emoção também marcará presença: um escorregador levará o participante diretamente a uma piscina de bolinhas, onde brindes especiais o aguardam. E o conforto não ficará de fora, já que a arquibancada coberta permitirá a recarga de dispositivos eletrônicos e também oferecerá uma vista privilegiada do palco principal. Será pura brasilidade, conexão e resenha, do jeito que a gente gosta.

Pela segunda vez, a Corona será patrocinadora master do Turá, contando com exclusividade no bar de cerveja e servindo Corona em lata em copos 100% sustentáveis. O evento ainda contará com um espaço Corona 100% livre de plástico e instagramável para o público fotografar e se conectar com o lifestyle da marca relaxando ao pôr do sol.

Chevrolet aproveita o evento para proporcionar novas conexões com o público jovem e se comunicar de forma divertida e autêntica. Com o mote “Solta o Som e Boa Viagem”, assinado pela Commonwealth//WMcCann, divisão da WMcCann para atendimento exclusivo da Chevrolet, a marca apoia o fomento à pluralidade da cultura brasileira e reforça sua proposta institucional de se conectar cada vez mais com o público jovem de diferentes maneiras.

Colgate Plax promove o lançamento Colgate Plax Odor Control, que conta com uma fórmula avançada, eliminando até 99% das bactérias presentes na boca e língua, proporcionando uma refrescância imediata e duradoura. Durante os dois dias de festival, os presentes poderão participar da experiência retirando as cebolas e alhos de uma boca que ficará em movimento pelo evento.

Pelo segundo ano consecutivo, a Coca-Cola Femsa Brasil levará ao Turá um bar com drinks Schweppes. A ativação contará com diferentes mixes de bebidas feitas com a linha tradicional de tônicas da marca, composta pela água tônica e água tônica sem açúcar. Assim como na edição anterior do evento, será montado um lounge exclusivo da Schweppes, com puffs e guarda-sóis, junto ao bar itinerante, onde o público poderá descontrair e aproveitar os drinks.

Nivea Sun, marca número 1 em proteção solar no mundo, também estará na primeira edição do Turá em Porto Alegre. A parceria com o evento que exalta a riqueza e a diversidade da cultura brasileira, fortalece a conexão da marca com o público da região. Além do patrocínio, a marca vai oferecer proteção solar, através dos seus “Salva Peles”, promotores oficiais de Nivea Sun responsáveis pelo cuidado, além da proteção. Durante o festival, eles irão  “salvar” a pele do público dos raios através de suas mochilas-backpacks carregadas de Protect&Hidrata, linha de protetores que possui toque seco e fórmula leve e rápida absorção.

O Turá ainda contará com dois espaços próprios da Red Bull para a galera recarregar as energias e dar show até fora do palco: um sofisticado bar que tem o visual da marca na área VIP, em que os consumidores poderão saborear cinco sabores diferentes de Red Bull (Energy Drink, Sugarfree, Tropical, Melancia e Summer Edition Figo & Maçã) e seus respectivos drinks; e um bar 360° coberto pela icônica tenda da marca, onde teremos mesas bistrô para galera socializar enquanto degusta sua bebida favorita.

 

Line-up

O festival reunirá mais de 20 artistas de diversos gêneros e em diferentes momentos de suas carreiras. Serão mais de 14 horas ininterruptas de música. No sábado, estão confirmados shows de EmicidaFresno convida PittyAlceu ValençaPapas da LínguaJup do Bairro e Bloco Império da Lã, além de sets especiais assinados por DJs das festas Cadê Tereza?CabaretBlow Up Céu Bar + Arte by Johnny 420. Já no domingo, o público poderá conferir as apresentações de Caetano VelosoBaco Exu do Blues, Duda BeatMarina SenaFrancisco, el Hombre e Bloco da Laje, e, nos intervalos, a discotecagem assinada por Cadê Tereza? por Nanni RiosDJ Chernobyl, a dupla de DJs Carol Sanches & Raquel Pianta e o festival Morrostock.

 

Gastronomia

O projeto também receberá outras manifestações que colaboram para a construção da identidade do país, como a gastronomia, e resgatará a pluralidade brasileira, celebrando o afeto, o convívio, as lembranças, as raízes e o hoje. Para a sua estreia em Porto Alegre, o projeto reuniu restaurantes que enaltecem a culinária de norte a sul do Brasil. O 20barra9 representará a culinária do Sul com um prato bem típico da casa dos gaúchos, o carreteiro, além de outras opções, como burger na brasa. A gastronomia do Sudeste ficará à cargo do Kari'oka Lounge, que levará um pedaço do Rio de Janeiro para dentro do festival servindo itens como dadinho de tapioca, torresmo de barriga de porco e bolinho de feijão. Os sabores do Norte e do Centro-Oeste serão representados pelo Tanga Mandá Pio, que oferecerá duas receitas especiais para cada região: para a primeira, o bolinho de pirarucu e mandioca empanado na pankô com gergelim e o mousse de cupuaçu com calda de chocolate amargo, laranja e cumaru; e, para a segunda, o croquete de carne seca e a galinhada com farofa de couve. Já as delícias nordestinas serão preparadas pelo restaurante Du Nordeste que terá acarajé, bolinho de aipim recheado com carne de sol e queijo, além de cocada mole e brigadeiro de paçoca. E para os veganos e vegetarianos, o Mantra ainda servirá seu bolinho de feijoada com creme de couve e um baião de dois especial.

 

Ingressos

Os tickets estão à venda em duas modalidades: avulsos, para cada um dos dias de evento, e em formato de passaporte, que dá acesso a ambas as datas do festival. Os ingressos podem ser adquiridos no site www.festivaltura.com.br/poa (com taxa de conveniência) e na bilheteria oficial, na PUCRS (Av. Ipiranga, 6681, no Saguão do Living 360°, no prédio 15), onde não é cobrada taxa de conveniência, com funcionamento de terça a sexta, das 9h às 18h.

Além dos bilhetes no valor inteiro e de meia-entrada, é possível comprar o ingresso solidário, parceria do festival Turá com o Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul que oferece 40% de desconto para quem doar, na entrada do evento, 1kg de alimento não perecível para a compra do ingresso avulso e 2kg de alimentos não perecíveis para a compra do ingresso passaporte. Os tickets têm preços a partir de R$ 205 (meia-entrada, terceiro lote, para um dos dias de evento) e podem ser parcelados em até 3x sem juros.

Clientes do Banco do Brasil ainda podem aproveitar outros benefícios: portadores dos cartões Ourocard têm 20% de desconto no preço dos bilhetes avulsos ou de passaporte, nas modalidades inteira e meia-entrada, podendo adquirir até quatro entradas por CPF, e ainda parcelar o valor em até 4x sem juros (o desconto não é cumulativo com o ingresso solidário).

 

Acessibilidade e inclusão

O festival ainda contará com diversos recursos para que pessoas com deficiência física, visual, auditiva ou intelectual tenham todo o suporte necessário para aproveitar o evento. Em diferentes pontos do parque, o público poderá contar com atendimento exclusivo de uma equipe preparada, assim como aparelhos de audiodescrição, com a narração em tempo real dos acontecimentos, e fones de ouvido para pessoas com espectro autista. No telão dos shows, haverá tradução em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Para pessoas com deficiência (PcDs), haverá uma plataforma elevada com visão para o palco e bares, tendas de alimentação e banheiros acessíveis. Além disso, cardápios em áudio estarão à disposição e um canal de atendimento via WhatsApp, com acesso por QR Code. Os recursos oferecidos pelo festival são uma parceria com a All Dub, empresa especializada em acessibilidade para todos os públicos.

Para que o público possa aproveitar livremente, o festival também firmou uma parceria com a Livre de Assédio, plataforma pioneira em operações de ações preventivas contra todo o tipo de discriminação - sexual, moral, racial ou outra. Na preparação para o evento, haverá a confecção de uma cartilha de tratamento humanizado, além de orientação, capacitação e treinamento das equipes envolvidas com a organização, atendimento e segurança dentro do parque. Além disso, estarão disponíveis, tanto para o público quanto para os prestadores de serviço, uma tenda de acolhimento e denúncias, assim como canais de atendimento que poderão ser acessados via WhatsApp escaneando o QR Code impresso nos cartazes espalhados por diversos pontos para orientar qualquer pessoa que precise de apoio.

 

Sustentabilidade

A estreia do Turá na capital contará com diversas iniciativas sustentáveis, repetindo operações que vêm sendo realizadas desde o surgimento do festival, em 2022, em São Paulo. Entre os destaques estão ações de gestão de resíduos, que transcendem a mera coleta. Com o conceito de "aterro zero", o Turá busca evitar o descarte em aterros, promovendo a redução, reutilização, reciclagem e compostagem. Assim, o evento coloca em prática a economia circular, maximizando o valor dos materiais ao longo do ciclo de vida. Para isso, o festival conta com o apoio da empresa Ciclo. A parceria envolve a integração de cooperativas de catadores, que desempenham um papel crucial na separação e destinação apropriada dos materiais coletados - uma ação que não apenas promove a preservação ambiental, mas também gera renda e promove a inclusão social para as comunidades envolvidas, fortalecendo a dignidade e a sustentabilidade econômica. Outras práticas sustentáveis adotadas pelo Turá são a reutilização da cenografia de outras edições do evento e a conscientização ativa dos participantes sobre a importância da preservação ambiental - o projeto trabalha em estreita colaboração com toda a sua equipe para garantir que público e colaboradores compreendam a importância da economia circular e saibam como contribuir para a reutilização e reciclagem em ciclos contínuos.

 

 Mais sobre o festival

A edição em Porto Alegre será a primeira do evento fora da capital paulista. O Turá estreou em 2022, no Auditório Ibirapuera, com apresentações de nomes como Emicida e Paulinho da Viola. Houve ainda espaço para encontros inéditos em cima do palco, como foi o caso de Nando Reis com Jão, e Baco Exu do Blues com Illy e Marina Sena. O sucesso se repetiu na segunda edição, realizada nos últimos dias 24 e 25 de junho na capital paulista, reunindo 30 mil pessoas e shows de atrações como Jorge Ben Jor, Zeca Pagodinho, Maria Rita convidando Sandra de Sá, Gilberto Gil & Família, Pitty convidando Marcelo D2 & Céu e Joelma convidando Mariana Aydar.

Em Porto Alegre, o evento tem realização da T4F em parceria com a Maia Entretenimento, é apresentado pela Hering, tem o Banco do Brasil como meio de pagamento oficial, a Corona como cerveja oficial, o patrocínio da Chevrolet, apoio de Colgate PlaxMike's Schweppes, além de Red Bull como fornecedor oficial e Nivea como protetor solar oficial. Rádios 102.3 e Atlântida são media partners.

 

 SERVIÇO
Festival Turá Porto Alegre
Dias 18 e 19 de novembro de 2023
Sábado e domingo, das 13h às 23h
Anfiteatro Pôr do Sol (Av. Edvaldo P
ereira Paiva, 1888 - Praia de Belas - Porto Alegre/RS)

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

13h - Abertura dos portões

Sábado, 18 de novembro
13h50 - Bloco Império da Lã
15h20 - Jup do Bairro
16h10 - Céu Bar + Arte by Johnny 420
16h45 - Papas da Língua
17h45 - Blow Up
18h20 - Alceu Valença
19h20 - Cabaret
19h55 - Fresno convida Pitty
21h05 - Cadê Tereza? por Nanni Rios
21h40 - Emicida

Domingo, 19 de novembro
14h00 - Bloco da Laje
15h30 - Francisco, el Hombre
16h30 - Morrostock
17h05 - Marina Sena
18h05 - Carol Sanches & Raquel Pianta
18h40 - Duda Beat
19h40 - DJ Chernobyl
20h15 - Baco Exu do Blues
21h15 - Cadê Tereza? por Nanni Rios
21h50 - Caetano Veloso

Ingressos
A partir de R$ 205,00 (meia-entrada, terceiro lote, para um dos dias de evento)

Pontos de venda
Online (com taxa de conveniência): www.festivaltura.com.br/poa ?  
Bilheteria oficial (sem taxa de conveniência): PUCRS - Av. Ipiranga, 6681 (Saguão do Living 360° - prédio 15 - em frente à PUCRS Store) - Partenon. Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 18h.

Mais informações no site www.festivaltura.com.br e no Instagram @festivaltura.poa

Realização: T4F
Parceiro local: Maia Entretenimento
Apresentadora: Hering
Meio de pagamento oficial: Banco do Brasil
Patrocínio: Corona e Chevrolet
Apoio: Colgate Plax, Mike’s e Schweppes
Fornecedor oficial: Red Bull 
Protetor solar oficial: Nivea
Media partners: Rádio 102 FM e Atlântida FM

 

Sobre a T4F

A T4F é a empresa líder no mercado de entretenimento ao vivo na América do Sul, atuando pioneiramente de forma diversificada e verticalizada. Única empresa do setor com capital aberto no Brasil, a T4F oferece uma ampla gama de conteúdos artísticos e culturais, valendo-se de seu relacionamento com agentes e provedores nacionais e internacionais. A companhia acumula experiência no setor de entretenimento ao vivo desde 1983, tendo promovido eventos nas principais cidades do Brasil, Argentina, Chile e Peru.

 

Sobre a Maia Entretenimento

A Maia Entretenimento atua no setor cultural há 14 anos com foco em festivais, venues, shows nacionais e turnês internacionais no Brasil. Mais do que desenvolver produtos de entretenimento, a Maia busca criar experiências e memórias inesquecíveis em seus negócios e conteúdos.


Mais Fotos