JAQUES MORELENBAUM E CAIO MÁRCIO APRESENTAM CONCERTO VIRTUAL EM HOMENAGEM A TOM JOBIM

Publicado em Maio 03, 2021
Autor / Fonte: JÉSSICA BARCELLOS COMUNICAÇÃO


JAQUES MORELENBAUM E CAIO MÁRCIO APRESENTAM CONCERTO VIRTUAL EM HOMENAGEM A TOM JOBIM

Crédito da foto: Roberto Cifarelli

A apresentação será transmitida gratuitamente pelo Instituto Ling na próxima quinta-feira, dia 6 de maio, e terá participação especial da cantora Paula Morelenbaum.

O maestro, arranjador e violoncelista Jaques Morelenbaum e o violonista Caio Márcio, jovem talento da cena instrumental do país, se unem em um concerto virtual para homenagear um dos maiores nomes da música brasileira: o grande mestre Antônio Carlos Jobim. Com um repertório selecionado, que inclui as principais composições de Tom, o encontro ainda terá participação especial da cantora Paula Morelenbaum.

Promovida pelo Instituto Ling, a apresentação poderá ser acompanhada ao vivo na próxima quinta-feira, dia 6 de maio, às 20h, com transmissão diretamente do Rio de Janeiro. Para assistir, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

Jaques e Paula são profundos conhecedores da Bossa Nova. Por dez anos, fizeram parte da Nova Banda, de Tom Jobim. Com o maestro, tiveram a rica e memorável experiência do convívio, além de inúmeras participações em gravações e apresentações no Brasil e exterior. Após o fim das atividades da banda, continuaram explorando o repertório clássico de Jobim, entre outros nomes consagrados do gênero.

Jaques também já colaborou com inúmeros artistas do cenário mundial, como Sting, David Byrne, Henri Salvador, Mariza, Omar Sosa, Ryuichi Sakamoto, Gal Costa, Egberto Gismonti, Caetano Veloso e Gilberto Gil. O músico lançou em 2014 seu primeiro álbum solo: Jaques Morelenbaum e o CelloSam3aTrio – Saudades do Futuro – Futuro da Saudade. Já Paula possui sete álbuns lançados no Brasil e Europa. Seu terceiro disco, Telecoteco (2009), recebeu indicações ao Prêmio de Música Brasileira e ao Grammy Latino na categoria MPB de Melhor Álbum.

O jovem Caio Márcio Santos, que os acompanha na apresentação, é bacharel em violão clássico e em composição erudita pelo Conservatório Brasileiro de Música. O violonista já dividiu o palco com nomes nacionais e internacionais, dentre os quais se destacam Yamandú Costa, Hamilton de Holanda, Bebê Kramer, Lula Galvão, Lenine, Maria Bethânia, Elza Soares, Chico Cesar, Carlos Lyra, Daniel Jobim, Roberta Sá, Zélia Duncan e Joyce Moreno.

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas e curadoria e produção da Branco Produções.

 

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – MÚSICA

Jaques Morelenbaum e Caio Márcio – uma homenagem a Tom Jobim

Com Jaques Morelenbaum (violoncelo), Caio Marcio (violão) e participação especial de Paula Morelenbaum (voz)

Dia 6 de maio, quinta-feira, às 20h

Gratuito, mediante inscrição no site www.institutoling.org.br.

 

Classificação etária: Livre

Duração: 60 minutos

 

Informações úteis

institutoling.org.br

Fone: 51 3533-5700

Email: instituto.ling@institutoling.org.br

 

Sobre o Instituto Ling

Com 25 anos de atuação, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura. Criado e mantido pela família Ling, atua em três segmentos: educação, cultura e saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.


Mais Fotos