INSTITUTO LING RETORNA COM CHAVE DE OURO EM FORMATO HÍBRIDO O "PROJETO AUDIÇÕES COMENTADAS DE JAZZ"

Publicado em Agosto 13, 2021
Autor / Fonte: GLAUCO MALTA


INSTITUTO LING RETORNA COM CHAVE DE OURO EM FORMATO HÍBRIDO O "PROJETO AUDIÇÕES COMENTADAS DE JAZZ"

Crédito das fotos & Texto: Glauco Malta

A noite de ontem (12/8) foi de celebração dupla, a primeira foi porque após um longo período sem eventos com a presença de público, o Instituto Ling retornou com um evento no formato híbrido, e o segundo motivo foi poder conhecer mais sobre a obra e vida do pianista de jazz norte-americano Bill Evans, que infelizmente partiu precocemente aos 51 anos de idade mas deixou uma extensa obra e um legado musical que é respeitado e influencia até hoje músicos de jazz mundo afora.

Uma belíssima e justa homenagem dentro do Projeto Audições Comentadas de Jazz sobre a batuta do jornalista Paulo Moreira que brindou ao público presente e também a galera que acompanhava a transmissão do evento pela internet com uma belíssima aula.

Um evento deste tipo é extremamente importante, pois não só celebra a obra do artista, mas também possibilita apresentar Bill Evans de uma forma mais aprofundada a uma nova geração que não muitas vezes noção da importância do pianista no cenário jazzístico mundial.

Vale muito a pena destacar o modo como Paulo Moreira nos apresenta uma narrativa simples, direta e ao mesmo tempo riqueza de informações sobre a obra e a vida do artista de uma forma leve que prende nossa atenção, tudo muito bem entrelaçado com imagens e trechos de algumas das brilhantes canções da carreira de Bill Evans, realmente uma aula que instiga a nos aprofundarmos na obra discografica deste monstro do jazz.

E para fechar a noite com chave de ouro um lindo pocket show com Michel Dorfman (piano)Lucas Esvael (baixo) e Marquinhos Fê (bateria), grandes nomes da cena instrumental do RS que fizeram uma apresentação de encher os olhos; e como o nome já entrega “Pocket”, foi um breve passeio dentro da vasta obra de Bill Evans, deixando aquele gostinho de quero mais em todos que estavam assistindo presencialmente e on line; sinceramente se fosse por mim estariam tocando até agora (brincadeira !!!???).

Parabéns ao Instituto Ling por sempre nos brindar com eventos impecáveis com grandes artistas para abrilhantar o cenário artístico e cultural de Porto Alegre.

Quero ressaltar que o Instituto Ling manteve uma rigorosa atenção a todas as normas de higiene e distanciamento, medição de temperatura na entrada, para o público presente era obrigatório o uso de máscara durante todo o evento. Para o público que ía assistir ao evento presencialmente foi enviado antecipadamente um questionário solicitando todos os dados da pessoa e informações de possíveis sintomas do Covid-19, após preenchido era obrigatório o reenvio e já deixando bem claro que caso a pessoa apresentasse qualquer sintoma (por menor que fosse) não poderia adentrar para o evento. Parabéns pelo alto nível de organização e preocupação não só com o público mas também com toda a equipe que trabalhou nesta noite.

Fica a dica "Turbinada" para os leitores do Site, se liguem porque vêm mais “coisa” boa por aí no Instituto Ling, e nós estaremos divulgando para que vocês em breve para que possam acompanhar presencial (o Instituto é lindo) ou virtualmente.


Mais Fotos