FRANCISCO DALCOL FALA SOBRE ARTE CONTEMPORÂNEA EM AULA VIRTUAL E GRATUITA DO INSTITUTO LING

Publicado em Janeiro 13, 2021
Autor / Fonte: JÉSSICA BARCELLOS COMUNICAÇÃO


FRANCISCO DALCOL FALA SOBRE ARTE CONTEMPORÂNEA EM AULA VIRTUAL E GRATUITA DO INSTITUTO LING

Crédito da foto: Maciel Goelzer

O pesquisador, crítico, historiador da arte, curador, professor, jornalista e editor é o convidado da quinta edição do projeto Conversas sobre Arte. A atividade será transmitida ao vivo no dia 19 de janeiro, terça-feira, às 20h.

Instituto Ling inicia sua programação 2021 na próxima terça-feira, dia 19 de janeiro, retomando o ciclo Conversas sobre Arte, projeto que busca aproximar o público da história da arte a partir de uma série de encontros virtuais e gratuitos mediados por diferentes profissionais da área. A primeira edição do ano terá como convidado o pesquisador, crítico, historiador da arte, curador, professor, jornalista e editor Francisco Dalcol, atual diretor-curador do MARGS, o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul.

Durante o painel, Dalcol falará sobre arte contemporânea a partir de correntes e vertentes como pop art, minimalismo, conceitualismos, povera, land art, happenings, performance, body art, vídeo, entre outros; além de manifestações mais recentes da produção contemporânea, a exemplo dos projetos participativos, colaborativos e socialmente engajados. A atividade será transmitida ao vivo, a partir das 20h, em plataforma digital. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

O projeto Conversas sobre Arte estreou em agosto de 2020 e está em sua quinta edição. As aulas anteriores estão disponíveis no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural) e trazem o historiador e arqueólogo Francisco Marshall falando sobre a busca pela perfeição no período da Antiguidade, a historiadora da arte, crítica de arte e curadora Paula Ramos apresentando o Renascimento, a professora e pesquisadora Camila Schenkel abordando o Modernismo e o crítico e curador Rafael Vogt Maia Rosa discutindo a arte no Brasil.

Francisco Dalcol também atua como professor-colaborador da especialização em Práticas Curatoriais do Instituto de Artes da UFRGS, ministrando disciplinas como Crítica de Arte, Estudos Curatoriais e Expositivos, e História das Exposições. É Doutor em Artes Visuais - História, Teoria e Crítica pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de doutoramento no exterior no Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa. Em 2019, foi agraciado com o prêmio de Curadoria no Açorianos de Artes Plásticas, da Prefeitura de Porto Alegre. Ganhou a 1ª menção honorífica no Incentive Prize for Young Critics 2016, concedido pela International Association of Art Critics. Foi editor, repórter e crítico de arte do 2° Caderno do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, entre 2012 e 2016. É membro da Associação Internacional de Críticos de Arte, Associação Brasileira de Críticos de Arte e da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Além de se dedicar à investigação teórica e histórica sobre estudos expositivos, curatoriais e história das exposições, sua atuação curatorial envolve projetos com artistas históricos e contemporâneos e com acervos privados e públicos, desenvolvendo exposições individuais e coletivas em museus, instituições e galerias, assim como a editoração de catálogos, livros e publicações de arte.

O projeto Conversas sobre Arte tem realização do Instituto Ling e do Ministério da Cidadania / Governo Federal, com patrocínio de Crown EmbalagensFitesa America Tampas.

 

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – ARTE

 Ciclo Conversas sobre Arte

Painel Arte Contemporânea: arte fora de si

 Com Francisco Dalcol

Dia 19 de janeiro, terça-feira, às 20h

Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br

 

Informações úteis

 www.facebook.com/InstitutoLing

www.instagram.com/Instituto.Ling

twitter.com/@InstitutoLing

www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural

Fone: 51 3533-5700

Email: instituto.ling@institutoling.org.br

 

Sobre o Instituto Ling

Com 25 anos de atuação, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura. Criado e mantido pela família Ling, atua em três segmentos: educação, cultura e saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.


Mais Fotos