FANTOMATICOS LANÇA ‘PASSADO MODERNO’, SEXTO SINGLE DO NOVO ÁLBUM DA BANDA

Publicado em Outubro 17, 2020
Autor / Fonte: FANTOMATICOS


FANTOMATICOS LANÇA ‘PASSADO MODERNO’, SEXTO SINGLE DO NOVO ÁLBUM DA BANDA

“Passado Moderno”, sexto single do novo álbum da banda Fantomaticos, tem lançamento marcado para sexta-feira, 16 de outubro, nas plataformas de streaming e Youtube.

Entra a inevitabilidade de sentimentos de ansiedade e a constatação das repetições dos erros passados, “Passado Moderno” é uma tarde passada em casa e uma reflexão sobre a fragilidade. A canção foi composta pelo baixista André Krause, e entregue ao registro vocal do tecladista Rodrigo Trujillo. Uma base simples e direta, é a canção que mais flerta com o padrão de rock gaúcho, mas com alguma auto referência.

Como nos lançamentos anteriores, esse single vem acompanhado de um vídeo. A assinatura visual é do amigo e parceiro de produções, o artista plástico Fábio Alt, que já trabalhou com a banda em outras ocasiões. Também atingido pela agonia que os tempos de quarentena trouxeram, identificado com os temas levantados na canção, Fábio utilizou das técnicas que vem desenvolvendo no quadro “No tampo do Bob” (presente na série “Minimundo”, do canal Pandemídia do Youtube), movimentando recortes de fotos, bem como inseriu seu sentimentos de artista aprisionado, trabalhando em casa.

A banda prossegue com a finalização do seu quarto álbum, processo interrompido por conta da pandemia, mas que tem continuidade com o lançamento de singles. As 10 músicas que farão parte do trabalho estão sendo finalizadas a distância e serão lançadas individualmente ao longo de 202O material completo estará disponível no canal da banda no YouTube e poderá ser ouvida no Spotify, Deezer, iTunes e nas mais diversas plataformas de streaming a partir do dia 16 de outubro. www.fantomaticos.com Canal da banda no Youtube https://www.youtube.com/channel/UCT42G1YM9Obvd4RY3xe8QlA

 

Sobre os Fantomaticos

André Krause – baixo e vocais

Augusto Stern – guitarra e vocais

Guilherme Fialho – guitarra e vocais

Pedro Petracco – bateria e vocais

Rodrigo Trujillo – teclado e vocais


Fantomaticos é uma banda de Porto Alegre surgida no ano de 1999, ainda de forma experimental, que logo se voltou à busca de uma expressão artística própria e ganhou notoriedade na cena alternativa de rock autoral dos anos 2000. O grupo já se apresentou em diversas cidades do Brasil e em 2015 fizeram seus primeiros shows internacionais, no Uruguai.

O primeiro disco, 'No Bosque' (2008), revela uma grande carga de experimentalismo e originalidade nas composições e arranjos das canções. Seu lançamento teve repercussão nacional na mídia especializada e levou o clipe da canção 'Gin' à programação da MTV.

O segundo disco, 'Dispersão' (2013), revela o amadurecimento artístico-musical na construção de um projeto conceitual que busca criar atmosferas e paisagens sonoras mais introspectivas e consistentes. Sobre o trabalho, o músico Frank Jorge, ícone do rock nacional, disse: “(...) é bom escutar uma voz que busca na música uma forma de expressão tendo a noção do quanto é nobre esta possibilidade. (...) A identidade/sonoridade da banda já conta com impressões digitais próprias. A banda tem o SEU som!”

Deste álbum foram lançados quatro clipes que integram a programação de canais como MTV, Multishow e Bis, Box Brasil, com destaque para a música 'Ao Longe'. Suas canções passaram pela programação da Itapema FM, Unisinos FM, Novos Horizontes, Mínima FM, entre outras e esse repertório foi apresentado ao vivo na rádio Ipanema FM.

A canção 'Recorriendo', foi remixada pelo artista inglês Midi Error e lançada na rádio BBC Shropshire (Inglaterra). O disco foi destaque na mídia especializada nacional e internacional, como os sites Unsigned & Independent (Irlanda) e Social Radio (EUA).

Entre o final de 2014 e o final de 2015 lançaram três Eps, com duas músicas cada. São eles: 'Veja

Bem a Sua Volta', que ganhou bastante espaço nas rádios, 'Keep Calm', que tem um belo vídeo-clipe e ‘Vale’, que explora um lado acústico da banda.

O terceiro álbum, intitulado apenas ‘Fantomaticos’, lançado em 2016, propõe músicas mais diretas e minimalistas, voltadas sobretudo para a execução ao vivo. São 12 músicas inéditas produzidas e gravadas pela banda no seu estúdio, o Bunker Studio.

A banda ainda lançou em 2018 o single 'Andar', um medley e uma aventura musical inspirada em influências da banda, como Beatles, The Who e Supergrass. No final desse ano também lançaram uma versão comemorativa de 10 anos do primeiro disco, 'No Bosque', com 3 faixas inéditas gravadas a época.

Para seu quarto álbum de estúdio, a banda se isolou em um sítio na serra gaúcha com os equipamentos e gravou boa parte do material em sessões ao vivo, quentes e cheias de feelling. As gravações complementares foram interrompidas pela quarentena, mas a banda deu continuidade ao processo finalizando as músicas individualmente, à distância. Desse trabalho já foram lançados os singles “Seu Chocolate”, “Boa Noite Porto Alegre” e “Coisa com Coisa”, tendo o último recebido destaque nos lançamentos semanais da revista Rolling Stone Brasil e na playlist editorial “Indie Brasil”, do Spotify. “Do que vale a pena” e “Cabelo Amarrelo deram sequência ao trabalho e agora é a vez de “Passado Moderno”.

 

Confira abaixo:

Fantomaticos

Passado Moderno

(Vídeo Oficial)



Mais Fotos