EXPOSIÇÃO/INSTALAÇÃO FOTOGRÁFICA: MEIO FIO VIDA DE CADEIRANTE BY JORGE AGUIAR NO CENTRO CULTURAL DA UFRGS

Publicado em Setembro 08, 2023
Autor / Fonte: COLETIVO CLICK DA KOMBI PONTO DE MEMÓRIA


EXPOSIÇÃO/INSTALAÇÃO FOTOGRÁFICA:  MEIO FIO VIDA DE CADEIRANTE BY JORGE AGUIAR NO CENTRO CULTURAL DA UFRGS

Crédito da foto: Jorge Aguiar

Centro Cultural da UFRGS, juntamente com o renomado foto documentarista Jorge Aguiar, tem o prazer de apresentar a exposição Meio Fio Vida De Cadeirante

Setembro Verde é o mês dedicado à conscientização sobre a importância da inclusão social de pessoas com deficiência, e o tema desta exposição é uma reflexão profunda sobre essa questão, capturada pelas lentes do fotógrafo Jorge Aguiar. 

A exposição/instalação Meio Fio Vida De Cadeirante conta com 20 imagens impressas em tecido Voil, cada uma narrando uma história poética de fragmentos da vida de homens e mulheres que, apesar de enfrentarem múltiplas formas de violência e preconceito, encontram na falta de oportunidades e na intolerância a força para lutar e resistir, mesmo diante da ausência das acessibilidades básicas. 

Ao longo de sua jornada pessoal, Jorge Aguiar dedicou-se a explorar os aspectos humanos e suas diversas facetas. Essa percepção só se manifesta nas imagens apresentadas por este profissional, que utiliza a fotografia como sua ferramenta técnica e a luz como sua linguagem de expressão. 

Esperamos que esta exposição inspire a reflexão e ações que promovam uma sociedade mais inclusiva e igualitária para todos. Junte-se a nós para celebrar a diversidade, o respeito e a inclusão das pessoas com deficiência.

 

Sobre Jorge Aguiar 

Fotojornalista há 50 anos, Jorge Aguiar trabalhou no Jornal do Comércio e no extinto jornal Diário de Notícias. Participou de exposições internacionais na Espanha, França, Portugal, Japão e Iraque. É fundador do Projeto Luz Reveladora Photo da Lata, e do Coletivo Click da Kombi e Ponto de Memória (Escola de fotografia Itinerante), instituição que ministra oficinas de pinhole a jovens e adultos em áreas de vulnerabilidade social. Ganhador do prêmio Direitos Humanos da UNESCO em 2003 como melhor projeto de divulgação dos direitos humanos no RS.

 

Serviço: 

Exposição/Instalação: “Meio Fio Vida de Cadeirante” 

Abertura:  12/09/23 

Horário: 18h 

Visitação: 12/09 até 29/09 

Onde:  Centro Cultural da UFRGS 

Rua Engenheiro Luiz Englert, 333, Bairro Farroupilha, Campus Centro, Porto Alegre-RS 

Curadoria:  Paulo Leônidas  e Jorge Aguiar 

Produção: Isabel Meireles 

 

Realização: Coletivo Ponto de Memória Click da Kombi 


Mais Fotos