DIMITRI CERVO LANÇA O SEU SEGUNDO CD AUTORAL, NESTA SEXTA, 30/08, NO STUDIOCLIO, EM PORTO ALEGRE

Publicado em Agosto 28, 2019
Autor / Fonte: CEZANNE COMUNICAÇÃO


DIMITRI CERVO LANÇA O SEU SEGUNDO CD AUTORAL, NESTA SEXTA, 30/08, NO STUDIOCLIO, EM PORTO ALEGRE

 

DIMITRI CERVO LANÇA O SEU SEGUNDO CD AUTORAL

NESTA SEXTA, 30/08, NO STUDIOCLIO, EM PORTO ALEGRE

Com interpretações e qualidade sonora de excelência, “Música Sinfônica” reúne cinco obras do compositor e regente, gravadas em Caracas com a Orquestra Sinfônica da Venezuela, em julho de 2018, em meio à delicada situação social e política do país

Não existem barreiras, limites e fronteiras para a música, sejam culturais, políticas ou geográficas. Resultado dos trabalhos para um concerto autoral na série internacional da Orquesta Sinfónica de Venezuela, em Caracas, o compositor e regente Dimitri Cervo lança o seu segundo CD, Música Sinfônica, reunindo obras compostas entre 1998 e 2012. Sob condições políticas e sociais delicadas, o disco foi magistralmente gravado por Danilo Alvarez, engenheiro de som vencedor do Grammy Latino em 2017, pelo disco Fiesta, com o maestro venezuelano Gustavo Dudamel. O CD Música Sinfônica já se encontra nas plataformas digitais, e em duas semanas recebeu mais de 12 mil audições no Spotify. Em Porto Alegre, o lançamento será no StudioClio, com entrada franca, na sexta-feira, dia 30 de agosto, às 18:30h, com Dimitri Cervo (piano) e Angela Diel (voz) apresentando a obra “Motivo”, opus 58 (2018), e, a seguir, acompanhados do flautista James Strauss, interpretam “Uma voz”, opus 49 (2014). O compositor comenta aspectos da realização do disco, com audição de uma das obras, finalizando com brinde e autógrafos.

Esse álbum é fruto da vivência de Dimitri Cervo com os músicos da orquestra e com diversos personagens da sociedade venezuelana, no contexto de um país assolado por uma crise de vasta magnitude. A importância e solidez do movimento El Sistema, projeto visionário criado pelo maestro José Antonio Abreu (1939-2018), fez os grupos orquestrais serem disseminados por toda a Venezuela, tornando-os laboratórios para o desenvolvimento de milhares de jovens, fazendo da música clássica um patrimônio de toda a sociedade. O sucesso desse projeto chamou a atenção do mundo. “Ao trabalhar com um grupo no qual os integrantes são oriundos do El Sistema pude sentir a força do legado do maestro Abreu: indivíduos imbuídos do espírito de comunhão, interdependência e solidariedade através da arte”, revela Cervo.

O álbum inicia com Abertura Brasil 2012 Bis, obra estreada pela Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência de Leandro Carvalho, e uma das composições mais executadas do compositor. Para essa nova versão, bis, Cervo se inspirou nos aperfeiçoamentos que Beethoven realizou em sua abertura Leonora nº 3. Canauê, criada em 2007, é a nona e última obra da Série Brasil 2000, conjunto de obras para diversas forças instrumentais, na qual o compositor realiza uma síntese estética de elementos da música brasileira e do minimalismo. O Concerto para Flauta e Cordas é a quinta obra da Série Brasil 2010, uma nova série de obras dedicada a concertos solistas com orquestra de cordas, de câmara ou sinfônica, com estética hibridizada a partir de diversas influências. Ele é interpretado no CD pelo flautista James Strauss. Brasil Amazônico é a obra que inaugura a Série Brasil 2000, e foi apresentada pela primeira vez por Isaac Karabtchevsky e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Encerrando o CD, “Toronubá”, criada no ano de 2000, foi escrita em memória aos índios brasileiros que resistiram à invasão Europeia a partir de 1500. Foi estreada na versão para orquestra de câmara pelos maestros Lutero Rodrigues e Guilherme Mannis, e, em 2011, Cervo realizou a versão para grande orquestra, estreada pela Orquestra Municipal de São Paulo, com regência de Wagner Polistchuk.

 

30/08 – Dimitri Cervo faz lançamento do CD “Música Sinfônica”

Local: StudioClio

Horário: 18:30h

Endereço: Rua José do Patrocínio, 698 - Cidade Baixa, Porto Alegre – RS

Informações: 51-3254-7200

Entrada Franca

 

CD “MÚSICA SINFÔNICA” – Dimitri Cervo

Dist. TRATORE

Preço médio: R$ 39,00

 

Ouvir online - https://open.spotify.com/album/3JryDxrpTBgCGy4K3zXuVq

CD físico disponível na Loja Clássicos http://www.lojaclassicos.com.br/


Mais Fotos