DIAS 13 E 14 DE FEVEREIRO O VEM VOAR STUDIO ABRE AS PORTAS NO CENTRO HISTÓRICO

Publicado em Fevereiro 04, 2019
Autor / Fonte: BEBÊ BAUMGARTEN COMUNICAÇÃO


DIAS 13 E 14 DE FEVEREIRO O VEM VOAR STUDIO ABRE AS PORTAS NO CENTRO HISTÓRICO

Crédito da Foto: Ricardo Cury

DIAS 13 E 14 DE FEVEREIRO O VEM VOAR STUDIO ABRE AS PORTAS NO CENTRO HISTÓRICO

 

Arte, dança, resistência, empoderamento, feirinhas, performance e experimentação no evento de abertura do Vem Voar Studio, no coração da cidade

 

A abertura do espaço será nos dias 13 e 14 de fevereiro com atividades, apresentações e aulas abertas, todas gratuitas e abertas à comunidade

 

Um novo espaço cultural, alinhado com o yoga, a dança, o teatro, a música, as artes visuais, o bem-estar, a saúde e promovendo empoderamento, surge na cidade. É o Vem Voar Studio, de Clarissa Brittes, performer, professora e formadora de instrutores de Aerial Yoga, que chega pra movimentar o centro histórico da cidade e oferecer diversas opções em oficinas, encontros e atividades artísticas ao longo do ano.

 

Voltado a técnicas corporais e artísticas diversas, práticas holísticas e pró-ambientalistas, formação e treinamento de professores, o Vem Voar Studio se alimenta de princípios não dogmáticos, que primam pela liberdade de escolha, compartilhamento e entrelaçamento de conhecimentos e associações, livre-apropriação e geração de autonomia. Em 100m2, a sala situada da Rua Washington Luiz 422, é equipada com dez tecidos de aerial yoga, yoga mats, bloquinhos, rolinhos, bolsters e cintos. O espaço possui vestiário e camarim, em uma sala que também pode ser utilizada para atendimentos personalizados, tal como acontece com as massagens e consultas terapêuticas. Lá também será palco de diversas manifestações culturais, como performances, apresentações de dança, teatro e música, além de pequenas mostras de artes visuais e happenings.

 

A abertura do Vem Voar será nos dias 13 e 14 de fevereiro com atividades, apresentações e aulas abertas, todas gratuitas e abertas à comunidade. Nestes dois dias os terapeutas holísticos estarão atendendo no local que também terá expositores de arte e o tradicional Brick dos Desapegos, compondo uma feirinha bacana que ficará aberta nos dois dias, das 16h às 22h. Durante o coquetel de abertura haverá a apresentação da performance de Clarissa Brittes, a Serei(a)Comunista.

 

Ao longo do ano já estão confirmadas atividades artísticas e oficinas de dança/teatro com Renata de Lélis e Juliano Barros; workshop Feldenkrais com Gabriela Guaragna; Tribal Fusion com Bruna Gomes; Dança Afrocentrada com Perla Santos; workshop Corpo em Rolê com Júnior Grandi, e as aulas e workshops de aerial yoga, ministradas por Clarissa Brittes, entre outras atividades. Confira abaixo programação de abertura e uma breve sinopse sobre as atividades do semestre:

 

13 de fevereiro, quarta-feira, das 16h às 22h

Feira de Arte

Atendimento com terapeutas holísticos

Brick dos Desapegos

Food trucks

17h - Aula aberta Agroecologia com Fabricio Escobar

18h30 - Aula aberta de Vinyasa Yoga com Clarissa Brittes

19h45 - Aula aberta de Aerial Yoga com Clarissa Brittes

21h - Performance Tribal Fusion com Bruna Gomes

 

14 de fevereiro, quinta-feira, das 16h às 22h

Feira de Arte

Atendimento com terapeutas holísticos

Brick dos Desapegos

Food trucks

16h às 20h - Performance Anti-psiquiatra com Júnior Grandi

17h - Aula aberta “O Corpo Lúdico” com Juliano Barros

18h - Aula aberta “Meditação Inter-ativa” com Daniel Machado

19h - Aula aberta Feldenkrais com Gabriela Guaragna

19h45 – Coquetel Abertura Oficial Vem Voar Studio

20h - Performance Serei(a) Comunista com Clarissa Brittes

Para se inscrever nas atividades de abertura ou expor no evento, contate:

WhatsApp: 51 981467899 ou vemvoar.contato@gmail.com

 

Sobre a performance Serei(a) Comunista:

Uma sereia (en)canta todos os presentes. Incita-os a cometerem todas as piores barbáries que as famílias de bem brasileiras jamais admitiriam. Todos vermelhos, todos levando bandido pra casa, todos meninos vestindo rosa e todas meninas vestindo azul. Bagunceiros, baderneiros e revolucionários numa contagem de 3, 2, 1 e um estalar de dedos. A partir dessa hipnose todos se tornam cúmplices e participantes da ação. São releituras de artistas que iniciaram o movimento dos happenings e das performances antiarte nos anos 70, seguindo preceitos de Alan Kaprow. Todos vestirão arte como propôs Oiticica. Um convite à interação com objetos deslocados do seu espaço cotidiano onde a ideia é (re)pensar o que norteia os princípios de ordem e desordem.

 

Sobre Clarissa Brittes:

A performer e idealizadora do Vem Voar Studio, Clarissa Brittes, é graduada e especializada em dança respectivamente pela UFRGS e PUCRS. Estuda a anatomia sutil a partir de uma pesquisa somático-performativa, buscando introduzir conceitos de experiência sensível tanto em seus processos de docência quanto na concepção de sua arte, que prima pela proposição de horizontalidade entre público e artista. Integrou o grupo de pesquisa PPPD – Pesquisando a Prática como Pesquisa em Dança e o projeto de extensão DESC – Dança Educação Somática e Criação, coordenados por Cibele Sastre; o projeto Mímese Cia de Dança Coisa, coordenado por Luciana Paludo; o Coletivo Möebius, dirigido por Douglas Jung; e o Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre, coordenado por Aírton Tomazonni. Fundou e integrou o coletivo Bloco da Laje onde esteve por quatro anos como brincante, produtora e porta-estandarte.

Integrou ainda o grupo Las Brotoejas de Dança Tribal Clownesca. Estudou clown com Melissa Dornelles, teatro com Teatro Sarcáustico, e formou-se em diversas técnicas de yoga, aerial yoga, acro yoga e em acrobacia chinesa.

 

Oficinas, workshops e atividades já com inscrições abertas:

Formação VEM VOAR Aerial Yoga 2019 com Clarissa Brittes

Intensivo: 07 a 11 de março

Extensivo: de agosto a novembro

Clarissa Brittes ministra a 9a edição do curso de Formação em Aerial Yoga com material todo repaginado e conhecimentos inéditos, em formato intensivo e extensivo. A técnica utiliza o tecido entrelaçado com a prática de Yoga, permitindo a execução de invertidas sem pressão nas articulações e a utilização do tecido como utensílio para compreensão de posturas.

Saiba mais em: http://www.clarissabrittes.com/formacao-vem-voar-2019/

 

O Corpo Lúdico – oficina continuada Juliano Barros

De 14 de março a 27 de junho, quintas-feiras, das 16h às 18h

Ciente da potencialidade das atividades criativas como propulsoras de desenvolvimento do autoconhecimento, autoestima, autoconfiança e relacionamento interpessoal dos participantes, esta oficina se apresenta como um espaço que permite, através da pré-expressividade, descobrir e acompanhar o desenvolvimento do corpo no espaço, perceber onde este está inserido e dar início ao um jogo com esses movimentos. Julianos Barros é diretor artístico do Bloco da Laje, formado em dança pelo GED e em teatro pelo TEPA.

Saiba mais em: http://www.clarissabrittes.com/o-corpo-ludico-oficina-continuada-com-ju-barros/

 

Workshop Feldenkrais – Workshop de sábados VEM VOAR com Gabriela Guaragna

16 de março, das 16h às 18h

O método Feldenkrais é um convite a um mergulho na própria vida. É encarnar-se em si mesmo, através da atenção plena no que se está fazendo. Dar-se tempo para se escutar, percebendo o próprio corpo em movimento permite uma organização orgânica e sem esforço. Isso é chave para realizarmos qualquer ação com maior precisão e flexibilidade, com leveza e consistência.

Saiba mais em: http://www.clarissabrittes.com/feldenkrais-com-gabriela-guaragna/

 

Gifts Tribal Fusion com Bruna Gomes – Palestra e workshop

05 de abril - Palestra gratuita – das 19h às 20h30

06 de abril – Workshop Tribal Fusion – das 14h às 18h

Performance Amálgama – das 20h às 21h

A Dança Tribal Fusion, tem sua origem no processo evolutivo da conhecida Dança do Ventre, passando pelo estilo Americano de Tribal (ATS) e se desenvolvendo no que ficou por conhecida como Tribal Fusion, o qual incorpora elementos de outras danças e as funde em suas bases. Nesta palestra do dia 05 de abril, será apresentado um panorama dos caminhos que a dança percorreu, tanto no sentido estético quanto que filosófico, se enquadrando ao longo do tempo às logicas que permeiam o contemporâneo.

Workshop Tribal Fusion – Essa dança caracteriza-se por sua leitura musical, por movimentos isolados e compostos, além das fusões com elementos de diversas danças, como as danças indianas, flamenco, danças urbanas, etc. Nesse workshop serão trabalhados exercícios e sequências coreográficas que representam o estilo.

Saiba mais em: http://www.clarissabrittes.com/1704-2/gifts-tribal-fusion/

 

Workshop Palhaço e Jogo – Workshop de sábados VEM VOAR –  com Daniel Gustavo

13 de abril, das 14h às 18h

O palhaço vive o aqui e o agora. A oficina trabalha uma escritura corporal cômica e poética. A consciência do movimento, em conjunto com a decisão, são elementos fundamentais para criação da verdade. Desta experiência, potencializa-se o poder de transformação que o riso pode oferecer. Não queira parecer, mas, sim, ser!

Saiba mais em: http://www.clarissabrittes.com/palhaco-jogo/

 

Gifts Dança Afrocentrada com Perla Santos

03 de maio das 19h às 20h30min / Palestra gratuita - Projeto Meninas Crespas – da África a Restinga: uma proposta de educação afrocentrada pela dança

04 de maio - Workshop Dança Afrocentrada – das 14h às 18h

Performance com Perla Santos e Meninas Crespas - das 20h às 21h

O processo compreende a dança de matriz africana como estudo técnico e de pesquisa a partir da proposta da afrocentricidade. Tendo como tríade norteadora o sagrado, a ancestralidade e o corpo, propõe o reencontro dos participantes com seu próprio conhecimento corporal por meio da realização de exercícios de sensibilização e respiração, alongamentos e sequências de coreografias e movimentos específicos.

Saiba mais em: http://www.clarissabrittes.com/agenda__trashed/gifts-danca-afrocentrada/

 

Workshop Dança Aérea – Workshop de sábados VEM VOAR – com Consuelo Vallandro

11 de maio - das 14h às 18h

Palestra - Estudo qualitativo do movimento a partir de princípios organizativos na dança contemporânea

Performance: Ato confessional

Workshop em dança contemporânea: técnica, percepção, criação - Esta atividade propõe algumas experimentações de movimento que trabalham a sensibilização do corpo para a dança contemporânea, exercícios de aquecimento, força e alongamento, sequências coreográficas compostas por vocabulários técnicos mistos, dinâmicas individuais e coletivas de improvisação e composição.

Saiba mais em: http://www.clarissabrittes.com/1704-2/workshop-danca-aerea/

 

Workshop Corpo em Rolê - com Júnior Grandi

11 de maio - Workshop Dança Aérea das 14h às 18h

Nesse workshop/intervenção urbana, o aluno vivencia uma série de dinâmicas em grupo a partir de praticas de corpo, voz e espaço, construídas pelo jogo, o locomover-se no espaço e pelo bando em movimento. Para num segundo momento sair à rua em bando numa trajetória, incorporando e gerando atmosferas na silhueta urbana. Em rolê, colocando o bloco na rua. Performance.

Saiba mais em: http://www.clarissabrittes.com/1704-2/workshop-corpo-em-role-2/

 

Habitar Espaços / Dança teatro - com Renata de Lélis

05 de julho - Palestra gratuita – das 19h às 20h30

06 de julho - Workshop Habitar Espaços – das 14h às 18h

Performance Habitá-la – das 20h às 21h

Neste Workshop está presente a pesquisa da poética do corpo em movimento, cruzando as linguagens do teatro gestual e da dança contemporânea. Haverá ainda palestra sobre o tema e a perfomance 'Habitá-la' que trata de um corpo humano e os limites que o gênero impõem.

Saiba mais em: http://www.clarissabrittes.com/1704-2/gifts-danca-teatro-c-renata-de-lelis/

 

VEM VOAR STUDIO

Rua Washington Luiz, 422

Telefone: 51 981467899

E-mail: vemvoar.contato@gmail.com

Site: http://clarissabrittes.com


Mais Fotos