DANIEL É A PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DOS CONCERTOS COMUNITÁRIOS DE NATAL ZAFFARI, DIA 8, ÀS 19H, NO PARCÃO

Publicado em Dezembro 02, 2019
Autor / Fonte: AGÊNCIA CIGANA


DANIEL É A PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DOS CONCERTOS COMUNITÁRIOS DE NATAL ZAFFARI, DIA 8, ÀS 19H, NO PARCÃO

 

DANIEL É A PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DOS

CONCERTOS COMUNITÁRIOS DE NATAL ZAFFARI, DIA 8, ÀS 19H, NO PARCÃO

A série dos Concertos Comunitários Zaffari segue para a reta final da programação 2019 com o já tradicional Concertos Comunitários De Natal Zaffari, que ocorre no dia 08 de dezembroàs 19h, no Parque Moinhos de Vento (Parcão), em Porto Alegre. Esse ano, além da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, com regência do Maestro Evandro Matté, as solistas Anaadi e Helena Losada e a participação especial do Ballet Vera Bublitz, do Coro Sinfônico da OSPA e do Vocal Atmosfera, o evento contará também com o cantor Daniel. Em caso de chuva, o evento será transferido para o dia 15/12, mesmo horário.

 

No repertório do concerto obras de Tchaikovsky, Beethoven e Verdi. E na parte final do espetáculo a orquestra apresentará temas natalinos.

 

Na parte que contará com a participação do cantor Daniel as músicas foram selecionadas pelo próprio cantor. Entre as escolhas estarão “Como vai você”, “Declaração de amor”, “Romaria” e mais algumas surpresas. Daniel fará dois ensaios em solo gaúcho com o elenco completo do concerto, que deverá contar com 200 pessoas entre bailarinos, músicos e artistas.

 

Patrocinado pelo Grupo Zaffari desde 1987 leva música de concerto de forma gratuita às comunidades gaúchas. A iniciativa está focada na visão de que a arte dos grandes mestres da música de concerto e popular têm um grande apelo sobre as pessoas. O maestro Frederico Gerling Jr. imprimiu entusiasmo, amor e alegria aos espetáculos; aspectos que até hoje norteiam as apresentações. Desde 2014, a regência e a direção artística dos concertos são conduzidas pelo maestro Evandro Matté. A série apresenta espetáculos aos mais diferenciados públicos. Alguns deles são temáticos e contam também com solistas nacionais e internacionais.

NÚMEROS DO ÚLTIMO CONCERTO DO ANO 

A montagem do espaço, no parque Moinhos de Vento, ocorre a partir do final do mês de novembro. Com duração de mais de uma semana, serão aproximadamente 300 profissionais trabalhando para entregar uma apresentação emocionante e impecável ao público gaúcho. Serão 150m² de leds e mais de 250 refletores de iluminação. Entre algumas dimensões estão alguns números impressionantes: serão 324m² de área de palco e cerca de 250m² destinados a camarins e serviço localizados em áreas montadas para acomodação do elenco artístico no backstage. Por fim, o elenco também é grandioso. Serão 200 pessoas entre músicos, bailarinos e artistas.

 

Patrocínio: ZAFFARI e GRUPO ZAFFARI
Planejamento Cultural: OPUS PROMOÇÕES

Realização: FUNDAÇÃO CULTURAL PABLO KOMLÓS, LEI DE INCENTIVO À CULTURA, SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA, MINISTÉRIO DA CIDADANIA, GOVERNO FEDERAL.

 

Ficha técnica

 

Orquestra de Câmara Theatro São Pedro

A OCTSP foi criada em 1985 e, desde então, tem sido mantida com apoio da iniciativa privada e por um conjunto de associados. Ousadia e busca da excelência são atributos da orquestra, sempre com o compromisso de honrar tudo o que representa o Theatro São Pedro. A programação diversificada apresenta obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira. Além da programação de concertos oficiais, a OCTSP apresenta os Concertos Banrisul para Juventude, levando a música de forma lúdica para mais de 8.000 crianças por temporada e a série Concertos Comunitários Zaffari. A criatividade e a originalidade estão presentes na programação que conta com solistas de renome nacional e internacional.

 

Evandro Matté | Regente

É Diretor Artístico e Maestro da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro e do Festival Internacional SESC de Música - Pelotas.  Depois de graduar-se em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), fez especializações na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). Atua como Maestro e Diretor Artístico dos Concertos Comunitários ZAFFARI desde 2014. Tem regido óperas e concertos em diversas orquestras no Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia, Croácia, Itália, China, Alemanha e EUA. Foi o fundador e coordenador do projeto social VIDA COM ARTE, que realiza inclusão através da música para crianças da rede pública de ensino. Possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

 

Anaadi | Solista

Cantora e compositora brasileira, ANAADI foi vencedora do Grammy Latino em 2018 como Melhor Album Pop Contemporâneo em Lingua Portuguesa com seu primeiro disco NOTURNO. Também foi indicada a duas das maiores categorias do prêmio: Melhor Novo Artista e Gravação do Ano. ANAADI já trabalhou com grandes nomes como Rick Wakeman, Roberto Menescal e Guinga.  O trabalho de ANAADI transcende sua ação para o despertar de consciência sobre as demandas dos mais vulneráveis, sobretudo as mulheres. ANAADI é autora do documentário "Arte das Musas?", sobre Mulheres na Música, e cantou no filme musical "Nervos de Aço".

 

Helena Losada | Solista

Helena Losada, 20 anos, é soprano bacharelanda da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Começou a estudar canto em 2012. Em 2016, foi selecionada para o Coro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, com o qual se apresentou como corista e solista por dois anos. Em 2017, entrou para o curso de música da UFRGS; participou de diversos Saraus no Instituto de Artes; cantou no coro da ópera Don Giovanni, de Mozart; e interpretou a personagem Lauretta na ópera Il maestro di musica, de Pergolesi. Em 2019, venceu o segundo lugar no Concurso Internacional de Canto Maria Callas. Desde 2017, integra a classe de alunos do barítono Carlos Rodriguez.

 

Programa

Beethoven | Abertura IX Sinfonia

Verdi, G. | Abertura da ópera “Nabucco”

Gounod, C. | Je veux Vivre |Romeu e Julieta

Solo: Helena Losada

Tchaikovsky P. | Quebra-Nozes | Poupurri

Haukins, E. | Oh Happy Day*

Solo: Anaadi

 

Participação Especial: DANIEL

 

VIOLINOS 1

Leonardo M. Bock*

Giovani dos Santos

Robert Cruz

Luiz Guilherme Nobrega

Elena Romanov

Ronner Urbina

Ricardo Chacon

VIOLINOS 2

Geraldo Moori

Lourenço de Nardin Budó

Daniel Timm

Helena O. Nunes

Jeferson Colling

Jéssica Marquetti 

VIOLAS

Andre Meneghello

Maria Fernanda Canabarro

Caroline Argenta

Alvaro Aguirre

VIOLONCELOS

Milene Aliverti

Murilo Nascimento

Douglas Araújo

Carla Pacheco 

CONTRABAIXO

Rafael Figueiredo

Éder Kinappe

FLAUTAS

Henrique Amado

Silas Souza

OBOÉS

Viktoria Tatour

Érico Marques

CLARINETES

Diego Grendene

Marcelo Piraino

FAGOTES

Ange Paola Bazzani

Flávio Moraes

TROMPAS

Nadabe Tomás

Alvaro Braga

TROMPETES

Tiago Linck

Elieser Ribeiro

TROMBONES

José Milton Vieira

Júlio Rizzo

Rodrigo da Rocha

TUBA

Whilton Matos

PERCUSSÃO

Guenther Andreas

Jorge Matte

PIANO

Daniel Benitz

VIOLÃO

Franco Alencar

Regência: Evandro Matté

Participação especial: Cantor Daniel

Solistas: Anaadi e Helena Losada

Grupos convidados: Ballet Vera Bublitz | Coro Sinfônico da OSPA | Vocal Atmosfera

 

Administração: Associação Pró Música de Porto Alegre

Direção Artística: Evandro Matté

Direção Cênica: Elias Rosa

Coordenação da OCTSP: Ana Cristina Froner

Produção executiva: André Munnari e Clara Santos

Iluminação: José Luis Fagundes

Sonorização: Alexandre Ostrovski e Celito Borges


Mais Fotos