BANDA SOL LANÇA MATERIAL INÉDITO APÓS 15 ANOS

Publicado em Janeiro 15, 2023
Autor / Fonte: RAYUELA PRODUTORA CULTURAL


BANDA SOL LANÇA MATERIAL INÉDITO APÓS 15 ANOS

Crédito da foto: Leonardo Kolberg

O ambiente urbano decadente sempre fez parte da linguagem da SOL ao longo de sua carreira. Nas letras, nas composições, nos cenários dos shows, esse foi um elemento marcante que remete à gênese do grupo, as idas e vindas pela BR-116, na região metropolitana de Porto Alegre e os ensaios na metalúrgica AJM, nos bairros Fátima e Mathias Velho, em Canoas.

Esse é o cenário do novo material da banda, duas performances ao vivo lançadas em vídeo no youtube: Torno en Torno e Deságua fornalha. Gravadas em novembro, no complexo industrial da Maesa, em Caxias do Sul, marcam o retorno do grupo após 15 anos sem aparições públicas. A websérie Maesa Reverbera é um manifesto audiovisual, musical, cultural, patrimonial que tem como objetivo promover uma ocupação artística do complexo Maesa, chamando atenção da comunidade para esse espaço e suas potencialidades. O complexo, que estava abandonado, foi doado para a Prefeitura Municipal de Caxias pelo Governo do Estado para ganhar uma finalidade pública, mas o processo se estende desde 2014. Como a ocupação formal ainda está em processo, que pode demorar anos, os autores da série querem fazer uma espécie de vigília artística, mantendo o tema presente no debate público. Dirigido por Mariana Souza e Rafael Zanata, o programa piloto foi lançado em dezembro e teve como atrações a SOL e o grupo RAPajador, de Caxias do Sul.

Surgida no final dos anos 1990, na região metropolitana de Porto Alegre, a SOL fez sua história em diferentes palcos e cidades do Brasil, Uruguai e Argentina. As performances marcantes, misturando experimentalismo com música popular, letras ultrarromânticas com free jazz rock, improviso com altas doses de barulho e melodia, levaram o grupo a assinar com a gravadora Amplitude Discos, de São Paulo, em 2004. Com esse selo, lançaram dois álbuns: No descompasso do transe retalhos do meu silêncio 1999-2004 (2004) e A força (2006), que completam a discografia oficial ao lado da fita cassete Invalid for just another one more trip (1998), disponíveis em: https://soletango.bandcamp.com/. Seus integrantes são Gue Martini (cordas e voz), Marcelo Armani (bateria e efeitos), Roger Canal (cordas, voz, efeitos) e Tetsuo Kakuta (percussão).

 

Serviço:
SOL no Maesa Reverbera

Músicas:
Torno en Torno - https://youtu.be/MjntjtMcU8c
Deságua fornalha - https://youtu.be/3lKb3FYbC8Y
Episódio completo: https://www.youtube.com/@maesareverbera
Direção: Mariana Souza e Rafael Zanata
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul, Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG, Valv Produtora, Entropia Audiovisual e Sea Eventos.

 

Maesa

Equipe técnica da produção:
Rafael Zanata: Direção geral, Produção, Edição/Finalização, Op. Câmera; Mariana Souza: Direção geral, Produção; Vitor Lemes: Técnico de som; Rafael Dullius: Técnico de som; Leonardo Kolberg: Operador de câmera; Rafael Martha: Operador de câmera; Andressa Gomes: Designer gráfico do logo.


Mais Fotos