AUDIÇÕES COMENTADAS DE MÚSICA ERUDITA ANALISA PRODUÇÃO MUSICAL DOS PAÍSES ESLAVOS, DIA 24/11

Publicado em Novembro 22, 2022
Autor / Fonte: JÉSSICA BARCELLOS COMUNICAÇÃO


AUDIÇÕES COMENTADAS DE MÚSICA ERUDITA ANALISA PRODUÇÃO MUSICAL DOS PAÍSES ESLAVOS, DIA 24/11

Crédito da foto: Maciel Goelzer/ Instituto Ling

O projeto Audições Comentadas de Música Erudita chega a sua terceira e última edição do Paisagens Musicais no próximo dia 24, quinta-feira, das 19h às 21h, no Instituto Ling. Ministrado pelos pianistas Olinda Allessandrini e Tiago Halewicz, o encontro aborda o repertório musical dos países eslavos, a partir de obras da Polônia, República Tcheca, Sérvia e Rússia e de nomes como Chopin, Smetana, Dvo?ák e dos compositores russos do Grupo dos Cinco. Os participantes podem adquirir o ingresso no valor de R$ 40 através do site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440).

Quando Fryderyk Chopin escreveu suas primeiras obras, ainda criança, apoiou-se no folclore e nas danças nacionais de sua terra natal, a Polônia. Mais tarde, suas mazurkas e polonaises levaram ao grande público a questão do mundo eslavo dominado por forças estrangeiras e, também, por outra nação eslava, a Rússia. Nascia, assim, a primeira fase do nacionalismo na música, linguagem que vai se consolidar na tradição musical na segunda metade do século 19.

Nesta edição, a série especial combina bate-papo sobre arte com pequenos recitais buscando entender como o folclore e a paisagem do mundo eslavo influenciaram as obras destes grandes artistas. O projeto iniciou em julho e já abordou as paisagens musicais da Península Ibérica e dos Países Nórdicos.

 

Sobre os ministrantes

Olinda Allessandrini é graduada com láurea em piano, pela UCS. Possui CDs inteiramente dedicados a obras de Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Chiquinha Gonzaga e Araújo Vianna. Apresentou-se nos mais importantes centros culturais brasileiros e realizou recitais na Itália, Bélgica, Noruega, Chile, Bolívia e Uruguai, além de turnês pelos Estados Unidos e Alemanha.

Tiago Halewicz é pianista graduado em Música pelo Instituto de Artes da UFRGS. É diretor da Casamundi Cultura e atua na área de Estudos Culturais. Mantém um trabalho multidisciplinar por conta de seu trabalho de cooperação internacional representado pela difusão da cultura polonesa no Brasil. Em 2015, recebeu a medalha de Honra da Ordem dos Cavalheiros da República da Polônia, concedida pelo presidente do país, Bronislaw Komorowski.

 

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL – MÚSICA

 Audições Comentadas de Música Erudita - Série Especial Paisagens Musicais

 Com os professores e pianistas Olinda Allessandrini e Tiago Halewicz

 

Dia 24 de novembro - A música do mundo eslavo

Quinta-feira, às 19h

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

 

Ingressos

R$ 40,00 (valor único)

 

Pontos de venda

Site: www.institutoling.org.br

Recepção do Instituto Ling: funcionamento de segunda a sábado, das 10h30 às 20h

Classificação etária: Livre

Duração: 120 minutos

 

Informações úteis

institutoling.org.br

www.facebook.com/InstitutoLing

www.instagram.com/Instituto.Ling

twitter.com/@InstitutoLing

www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural

 

Fone: 51 3533-5700

Email: instituto.ling@institutoling.org.br

 

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.

Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.

Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

 

Sobre o Instituto Ling

Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.


Mais Fotos