APÓS SESSÕES LOTADAS NO PALCO GIRATÓRIO SESC, ESPETÁCULO "INSTINTO" VAI ENTRAR EM CARTAZ NO TEATRO OFICINA OLGA REVERBEL, EM PORTO ALEGRE

Publicado em Maio 30, 2023
Autor / Fonte: LÉO SANT'ANNA


APÓS SESSÕES LOTADAS NO PALCO GIRATÓRIO SESC, ESPETÁCULO "INSTINTO" VAI ENTRAR EM CARTAZ NO TEATRO OFICINA OLGA REVERBEL, EM PORTO ALEGRE

Crédito da foto: Laura Testa 

Após sessões lotadas no festival Palco Giratório SESC, o espetáculo Instinto vai estar em cartaz de 2 a 4 de junho, às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel do Multipalco Eva Sopher, em Porto Alegre.

Os ingressos já estão à venda pela internet (link abaixo).

— A expectativa é que seja tão bonito quanto foi no Palco Giratório, entendendo que a cada espaço é necessário fazer uma série de adaptações. Acredito que a proximidade do público com a cena que o Teatro Oficina propõe trará uma outra relação entre espectador e obra — explica a diretora Camila Bauer.

Com dramaturgia de Giuliano Zanchi, a peça é baseada na obra Brand do renomado dramaturgo norueguês Henrik Ibsen (1828 - 1906). Nessa adaptação do Coletivo Gompa, os atores Alexsander Vidaleti, Fabiane Severo, Liane Venturella e Nelson Diniz atuam como macacos enjaulados. Utilizando máscaras de látex que cobrem a cabeça inteira, o elenco interage com uma estrutura cenográfica metálica criada por Élcio Rossini, que também assina os vídeos projetados no palco. Ao mesmo tempo,  diálogos curtos e uma narração questionam a necessidade de liderança na história da espécie humana.

 Mesclando teatro, dança, música e artes visuais, a produção é uma metáfora do panorama político mundial, muitas vezes, marcado pelo extremismo. Em cena, o limiar entre o ser humano e a representação de primatas, interrogando com humor e sarcasmo os limites tênues da nossa própria humanidade. A produção traz à tona o papel do líder frente à sociedade enquanto massa silenciosa e até onde vamos em nome dos nossos ideais.

 O projeto venceu o edital de financiamento de montagens norueguês Ibsen Scope. Cinquenta e quatro projetos de trinta países concorreram ao prêmio, sendo apenas cinco selecionados: além de Instinto (Brasil), A Bee in the Hert of Her (Estados Unidos), Crossing the Desert (Líbano), They have already gone (Sérvia) e Torvald (Noruega).

 A trilha sonora é executada ao vivo por Álvaro RosaCosta e Paola Kirst. O espetáculo conta iluminação e videografia de Ricardo Vivian, figurinos de Daniel Lion e provocação coreográfica de Carlota Albuquerque. Para os espectadores de Instinto, fica a pergunta: será que nossa capacidade de raciocínio é suficiente para nos tornar realmente superiores aos animais?

 

 FICHA TÉCNICA

Direção: Camila Bauer; Elenco: Alexsander VidaletiFabiane SeveroLiane Venturella e Nelson Diniz; Cenografia e Vídeos: Élcio Rossini; Provocação Coreográfica: Carlota Albuquerque; Iluminação e VideografiaRicardo Vivian; Sonografia: Álvaro RosaCosta e Paola Kirst; Figurinos: Daniel Lion; Máscaras: Victor Lopes; Dramaturgia: Giuliano Zanchi a partir da obra Brant, de Henrik Ibsen; Produção: Projeto Gompa; Financiamento: Ibsen Scope;

 

QUANDO: 02, 03 e 04/06 — sexta-feira, sábado e domingo, às 19h.

ONDE: Teatro Oficina Olga Reverbel do Multipalco Eva Sopher (Praça Marechal Deodoro, s/nº - Centro Histórico de Porto Alegre)

QUANTO: R$ 40,00 e R$ 20,00 (idosos, estudantes e classe artística mediante comprovação)

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 16 anos

DURAÇÃO: 50 minutos


Mais Fotos